GamesReviews

Guardiões da Galáxia | REVIEW

Os Guardiões da Galáxia convocaram a Nerds para salvar mais uma vez toda a galáxia, com combates eletrizantes e muito Rock N’ Roll

A Square Enix e a Eidos-Montréal conseguiram mais uma vez ter em suas mãos um jogo da gigante MARVEL. Após o anúncio de Guardiões da Galáxia, muitos ficaram um pouco desconfiados após o modelo adotado em Marvel’s Avengers, que acabou não agradando a todos, mesmo o jogo tendo uma narrativa que na minha opinião é sim boa.

Guardiões da Galáxia foge totalmente do que Avengers foi em questão de molde, ele não há opção de trocar equipamentos, inúmeras missões secundárias, níveis em cada personagem. Ele se trata apenas de um jogo focado em história com opções de escolha no estilo de Life is Strange, além de ter a possibilidade de desbloquear 4 habilidades para cada Guardião e aprimorar o Peter Quill.

Narrativa de Guardiões da Galáxia:

A narrativa de Guardiões da Galáxia é um dos pontos fortes do jogo, a Marvel deu luz verde à Eidos-Montréal para reimaginar os Guardiões da Galáxia, mas dando o seu máximo para deixa-los o mais próximo do jeito que já os conhecemos. Caso você seja fã das HQs, Filmes ou Desenhos Animados, você encontrará muitas coisas familiares, mas também novas.

O jogo se passa 12 anos após a Guerra Galáctica, travada contra uma espécie civilizada chamada Chitauri, que causaram estragos em todo o universo. Você é Peter Quill – também conhecido como Star-Lord, o Senhor das Estrelas -, um ex-pirata especial, meio-humano, com um coração de ouro (que você provavelmente roubou quando seu dono original não estava olhando). Com o fim da guerra, Peter Quill montou uma tripulação heterogênea chamada Guardiões da Galáxia. Vocês são heróis de aluguel, entretanto, suas habilidades de liderança são… duvidosas.

Toda a história se passa ao redor da Igreja Universal da Fé, que se recompôs e está manipulando as pessoas com a “promessa”. Através da “promessa”, a Igreja faz com que as pessoas achem que seus entes queridos já falecidos possam voltar a vida, mas o que eles estão fazendo na verdade, é acabar com toda a galáxia. Entretanto, a história não para por aí, há muito mais para você descobrir no decorrer da história, além de entraves que farão você desviar de seu percurso inúmeras vezes.

Essa é uma história totalmente original e que você precisará ajudar a construi-la com o decorrer do jogo através das escolhas de diálogos. Há referências à outros conteúdos dos Guardiões como a presença de Lady Hellbender, Grande Unificador Raker, Mantis entre outros. Porém, esta aventura é realmente algo que você nunca viu antes.

Jogabilidade:

Em Avengers, a Eidos-Montréal errou em muita coisa, principalmente no formato do jogo. Entretanto, o combate de Avengers era algo simplesmente primoroso, você conseguia sentir o impacto do Capitão América jogando o escudo nos inimigos assim como você também poderia sentir a leveza da Viúva Negra se balançando pelos postes da cidade.

Em Guardiões da Galáxia não é diferente! O combate dessa vez foi muito simplificado, e diminuiu um pouco do impacto que havia em Avengers. Ainda assim, é um combate muito divertido e funcional, onde cada guardião há quatro habilidades que você pode utilizar no combate através de comandos, algo parecido com o que você faz em God of War com o Atreus.

Há também uma espécie de Perks para o Star-Lord, você precisa encontrar lixo espacial jogado no chão e alguns componentes, com isso o Rocky irá desbloquear algumas vantagens para você. Essas vantagens vão de uma melhoria para seu visor, resfriamento rápido de armas elementais ou até mesmo uma desaleração de tempo em uma esquiva perfeita. Há 15 Perks desbloqueáveis, e esses sim, caso você não explore o mapa pode ser que você não seja capaz de desbloqueá-los até o fim do jogo.

Após cada final de combate, você irá receber uma certa quantia de XP, quando a barrinha encher um ponto de habilidade ficará disponível. Há habilidades que necessitam de um ponto, ou até três pontos de habilidades para desbloquear. Essas habilidades são cruciais para sua jornada e dificilmente você não irá conseguir desbloquear todas até o final.

Diferente do que muitos achavam, em Guardiões não há Armas, Armaduras e nem nada do gênero para comprar, desbloquear ou encontrar. Tudo o que existe no jogo que você pode desbloquear eu acabei de citar em cima, mas além disso há skins para os Guardiões que também são totalmente gratuitas, onde você irá encontrar todas elas realizando explorações durante as missões.

Trilha Sonora:

Há trilha sonora é algo que realmente impressiona, fez me deixar arrepiado e com um sorriso de ponta a ponta inúmeras vezes. A trilha há inúmeras músicas originais fantásticas, mas também trás inúmeros artistas como Europe, Iron Maiden, Joan Jett, Bonnie Tyler, entre outros.

As músicas estão sempre encaixadas em momentos cruciais do jogo, sejam em cutscenes divertidas ou em momentos “flarcantes”. Além disso, as músicas também são presentes no combate após você realizar o agrupamento da equipe.

Caso você queira saber mais sobre a Trilha Sonora do jogo, clique aqui!

Reúna sua equipe:

As coisas podem não estar saindo da maneira que você imaginou, e você precisa deixar seus companheiros para cima! Quando o medidor de agrupamento estiver cheio você irá receber uma notificação no canto inferior direito da tela. Sempre que ver a notificação, precisa L1+R1 ou LB+RB para chamar os Guardiões para uma conversa.

Ouça o que sua equipe tem a dizer, leia as palavras-chave que flutuam atrás deles e, em seguida, escolha a opção de diálogo certa para inspirá-los. Caso você acerte a resposta, toda a sua equipe receberá um buff, caso contrário, Star-Lord ainda recebe um buff, mas sua equipe ficará brava com você.

Mas não se preocupe, os Guardiões são heróis profissionais, independente do que acontecer eles estarão ali para arrebentar e finalizar a missão o mais rápido possível.

Direção de Arte:

Uma das maiores reclamações de Avengers em seu anúncio foi o visual dos vingadores, que não traziam os astros do cinema. Em Guardiões da Galáxia isso não é diferente, não vemos os astros do cinema durante nossa jogatina, mas há uma adaptação muito boa dos heróis. Eu confesso que acabei gostando até mais do visual do jogo do que se fosse o rosto dos atores, mas para ter um pegada bacana para o pessoal do cinema, a dublagem é inteiramente a dos filmes.

Durante o jogo eu soltei sorrisos e muitas caras de espanto, isso porque há cenas que são muito engraçadas, e há cenas simplesmente lindíssimas. Há cenários bem diversificados e bonitos durante toda a gameplay, mas também não posso negar que não há uma certa repetitividade no conceito como cavernas, naves ou até a maneira de passar por esses lugares. Entretanto há um ponto positivo, ainda assim os cenários são muito mais variados que em Avengers, e os inimigos então nem se comparam.

Vale a Pena?

Não irei mentir, minha expectativa era zero para esse jogo, mesmo eu gostando da narrativa de Avengers, eu não sabia o que esperar de Guardiões. A Eidos-Montréal me entregou uma experiência que pode se equiparar a qualquer outro jogo de herói presente no mercado. Eu não sei como, pois esse jogo veio com apenas um ano de diferença para Avengers.

Mesmo com a curta distância de lançamento, Guardiões da Galáxia corrige todos os erros. Temos um jogo narrativo, com grande variação de inimigos, um combate que vai evoluindo junto da história e dos cenários, que são impecáveis visualmente. Não sei se foi a baixa expectativa, mas eu saí daqui tendo jogado um dos melhores jogos de herói da minha vida.

Posso acabar queimando minha lingua, mas o meu desejo é que a Marvel entregue na mão da Eidos-Montréal um outro jogo, e que eles façam algo tão bom ou melhor que Guardiões da Galáxia, pois nesse jogo eu vi que eles tem a capacidade. O que causou o desastre de Avengers, não estava em Guardiões, que era a cobiça, a vontade de ganhar em cima dos jogadores a qualquer custo. Avengers não faz você pagar apenas com seu dinheiro as skins, mas faz você pagar o jogo com seu tempo.

Creio que não só Avengers, mas Guardiões da Galáxia foram dois jogos testes por parte da Square Enix. Os dois muito provavelmente foram desenvolvidos em paralelo, e um dos dois formatos daria certo. Acabou que o mais óbvio e sensato funcionou melhor, e agora há a possibilidade de nunca mais vermos os Vingadores em outro modelo.

Em síntese, Guardiões da Galáxia é um dos melhores jogos de herói que joguei. Tem uma trilha sonora IMPRESSIONANTE, um combate muito divertido, uma narrativa esplêndida, dublagem primorosa e muito mais que vocês só irão descobrir jogando.

Marvel Guardiões da Galáxia chega para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no dia 26 de Outubro. Há também a possibilidade de jogar via Streaming no GeForce NOW e o Switch receberá uma versão CLOUD.

*Key cedida para review

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – AppleTV+ anuncia novas temporadas de Mythic Quest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %