CríticasSéries e Filmes

FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim (2023) | Adaptação combina novidades bem-vindas à franquia com belas referências aos jogos

ATENÇÃO TODOS OS FÃS DE FIVE NIGHTS AT FREDDY’S (FNAF)“!

Podem aquietar os seus corações, pois FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim, a adaptação para o cinema da célebre franquia de videogame criada por Scott Braden Cawthon finalmente chegou! Não é segredo para ninguém que o desenvolvimento de um longa-metragem para FNAF acabou sendo conturbado. Em abril de 2015, a Warner Bros. Discovery anunciou que havia adquirido os direitos cinematográficos da franquia. Porém, o projeto ficou preso em um processo chamado “Inferno do Desenvolvimento” por muitos anos e o estúdio perdeu os direitos.

Vídeo: “FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim” – (Divulgação: Universal Pictures/Blumhouse Productions).

Com muitas propostas de outros estúdios, inúmeros roteiros descartados e vários adiamentos, foi então que em 2018 a Universal Pictures e a Blumhouse Productions revelaram a compra dos direitos da cobiçada franquia e que seriam as encarregadas de levar ao público a pizzaria mais assustadora do entretenimento para as telonas com FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim, que estreou nesta quinta-feira (26 de outubro), sob a direção de Emma Tammi (Lua de Sangue) e estrelado por Josh Hutcherson (Jogos Vorazes), Elizabeth Lail (Você), Piper Rubio (Unstable), Mary Stuart Masterson (“Blindspot“) e Matthew Lillard (Pânico de 1996). Será que o resultado é positivo? Confira na crítica abaixo:

NotaEstá é uma crítica sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência ao assistir ao filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta e/ou uma resposta definitiva para a sua dúvida sobre assistir ou não à obra. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadores e desenvolver sua formação de opiniãoAs informações contidas na crítica já foram apresentadas em sinopses e trailers.

Conforme a sinopse,FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim” acompanha as cinco noites de um segurança chamado Mike na Freddy Fazbear’s Pizza, onde ele descobre que seu tempo no local não será tão fácil, principalmente quando uma policial prestativa surge para ajudá-lo a entender o motivo do fechamento da pizzaria ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã dos animatrônicos possuídos, que tentarão fazer com que ela se junte a eles.
Five Nights At Freddy`s - O Pesadelo Sem Fim - (Reprodução: Universal Pictures/Blumhouse Productions).
Imagem: “FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim” – (Reprodução: Universal Pictures/Blumhouse Productions).

Uma das primeiras informações liberadas a respeito de FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim foi a de que o longa seria uma adaptação “livre” dos acontecimentos ocorridos no primeiro jogo (lançado em 2014) para trazer, não apenas, o fator nostalgia, mas também a simplicidade da qual a franquia se originou. O que posso afirmar ter sido uma ótima decisão, se tornando capaz de criar uma sensação mais pessoal e uma ligação mais profunda com o público que já se aventurou em FNAF, e também para tentar criar uma nova legião de admiradores a partir dessa história que se assemelha muito ao jogo original.

A Universal e Blumhouse ao lado de Scott Cawthon escolheram Emma Tammi para comandar a adaptação cinematográfica de FNAF e, felizmente, ela entrega uma direção sólida e bem mecânica capaz de criar cenas visualmente impressionantes por meio a uma direção de fotografia brilhante de Lyn Moncrief (“The Passenger“) e a boa edição da dupla William Paley (“Avatar“) e Andrew Wesman (“As Bruxas Mayfair de Anne Rice“) que utilizam ângulos e movimentos de câmeras inventivos que se harmonizam com a narrativa (mesmo que em raras cenas sejam escuras demais) feita com uma iconografia luminescente que caracteriza e remete os jogos com sagacidade e referências visuais e sonoras.

Imagem: Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim - (Reprodução: Universal/Blumhouse).
Imagem: “FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim” – (Reprodução: Universal Pictures/Blumhouse Productions).

E as equipes de design de produção e da Jim Henson’s Creature Shop conseguiram construir os animatrônicos que são praticamente idênticos à obra original para FNAF – O Pesadelo Sem Fim, contendo algumas mudanças nos detalhes, assim como a ambientação que claramente foi feita com esmero, se assemelhando aos jogos a cada cena e quadro, em vez de pintar uma estética genérica de filme de terror com características góticas, sombrias ou com cores despotadas.

Agora, os atores do elenco estão… operantes (no mínimo) em seus papéis em FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim e poucos conseguem transmitir, seja individualmente ou em conjunto, carismaafetoempatia e outras emoções ou sentimentos, e esses poucos são Matthew Lillard e Elizabeth Lail, que realmente entenderam o que as personagens precisam ser para essa história e nitidamente estão se divertindo muito participando de produção sobre FNAF e para ganhar uns trocadinhos também. O filme consegue apresentar um protagonista inicialmente interessante, mas nada marcante no final (personagem de Josh Hutcherson), antagonistas completamente icônicos (personagem de Matthew Lillard e os animatrônicos) e personagens secundários muito caricatos ou sem personalidade (como a personagem de Mary Stuart Masterson).

five nights at freddy's
Imagem: “FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim” – (Reprodução: Universal Pictures/Blumhouse Productions).

Para imaginar uma história em uma adaptação de “Five Nights At Freddy’s“, o criador Scott Cawthon ao lado da diretora Emma Tammi e Seth Cuddeback (um roteirista iniciante em longas-metragens) escreveram um roteiro simples e honesto para FNAF – O Pesadelo Sem Fim. Se permitindo ser divertido e repleto de momentos com um leve suspense, bem como na filosofia dos jogos de Cawthon, especialmente quando combinado com a capacidade de dialogar com os fãs por meio da mitologia da franquia, além de expandir com algumas novidades bem-vindas para aproveitar todos os momentos possíveis desta jornada de survival horror.

Porém, algumas informações vistas na tela ou diálogos que abordam os acontecimentos dos jogos foram inseridos uma forma nada orgânica, como se o longa quisesse fazer o máximo de referências e homenagens possíveis. Além de não conseguir um bom ritmo, tom e só constrói rumos facilitados, desorientados e sem nexo com soluções que podem estar nas obras de Cawthon, mas estão faltando em FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim e acabaram se tornando meros “Deus Ex-Machina” que utilizam da infame necessidade de conectar todas as informações importantes para a história ao passado do protagonista com algumas sequências subdesenvolvidas e expositivas.

Five Nights At Freddys
Imagem: “FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim” – (Divulgação: Universal Pictures/Blumhouse Productions).

Não tem como negar que FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim é excelente filme para os admiradores dos videogames e um filme ruim para aqueles que vão assisti-lo somente por puro entretenimento. E por mais que não seja perfeito, – falha ao criar rumos facilitados, desorientados e sem nexo com soluções “Deus Ex-Machina“, a necessidade de conectar tudo ao passado do protagonista e por fim, conter sequência subdesenvolvidas e expositivas, ele se beneficia com atuações inesperadas de Matthew Lillard e Elizabeth Lail que aparentam estar se divertindo muito participando de produção sobre FNAF que permite o roteiro fluir com uma bela jornada de survival horror.

FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim tem cenas pós-créditos?

Sim! O filme contém uma cena divertida entre os créditos, com o taxista interpretado pelo influencer estadunidense CoryxKenshin e no final dos créditos há indícios de uma possível continuação.

FIVE NIGHTS AT FREDDY’S – O Pesadelo Sem Fim estreou nesta quinta-feira (26 de outubro) nos cinemas brasileiros e caso você já tenha assistido, comente a sua opinião sobre o filme.
CONFIRA OUTRAS CRÍTICAS DO NERDS DA GALÁXIA
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

FIVE NIGHTS AT FREDDY'S - O Pesadelo Sem Fim

6

FIVE NIGHTS AT FREDDY'S - O Pesadelo Sem Fim acompanha as cinco noites de um segurança chamado Mike na Freddy Fazbear’s Pizza, onde ele descobre que seu tempo no local não será tão fácil, principalmente quando uma policial prestativa surge para ajudá-lo a entender o motivo do fechamento da pizzaria ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã dos animatrônicos possuídos, que tentarão fazer com que ela se junte a eles.

O que você achou desse post?

Gostei
1
Adorei
1
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %