GamesReviews

Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge – Enhanced Edition | REVIEW

Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge – Enhanced Edition foi um dos jogos da janela de lançamento do PlayStation VR2, e talvez seja um dos que mais atraiam público, afinal, é um jogo no universo de Star Wars, um dos mais badalados da cultura pop. Porém, apesar de ser conhecido por seus poderosos espadachins, os Jedi, ou até mesmo os mandalorianos, nesse jogo controlamos um droid técnico.

Para aqueles mais por dentro do universo, que é uma grande parte do público, pode ser um pouco decepcionante visto que existem uma infinidade de personagens de diversas épocas, mas controlamos apenas um droid. Menos do que poderíamos receber, mas talvez seja a escolha correta.

O fato de ser apenas um droid técnico possibilita uma história descompromissada com todo o cânone e sem personalidade, assim como acontece com diversos FPSs. É aquela velha máxima de que estamos controlando “você” e que tem como o objetivo criar a sua própria história. Isso é algo que muitos criticam em diversos jogos e aqui não é diferente, mas a questão é que, será que era possível?

O jogo que está disponível no PSVR2 é a Enhanced Edition, uma versão aprimorada do jogo original lançado para Quest, Quest 2, Meta Quest Pro. Se levarmos em consideração estar disponível em alguns desses óculos que tem uma capacidade gráfica bem abaixo do que se term no PlayStation VR2, talvez esse fato decorra de uma deficiência técnica. Mas como ocorre com certa frequência em jogos até mesmo fora do VR, talvez seja apenas um desleixo das desenvolvedoras.

Mas apesar de não existir um “eu” dentro do jogo, uma história com mais personalidade talvez não seja o que os desenvolvedores estavam procurando. Para os mais entendidos do universo de Star Wars, Tales from the Galaxy’s Edge se passa numa época mais recente, com a já existência da Primeira Ordem, que vimos bastante na última trilogia de Star Wars. Se pegarmos o nome do jogo e o traduzirmos, temos algo como “Contos da borda da galáxia”. O que esse nome quer dizer?

Bom, basicamente, esse droid que conhecemos parte em alguns contos, mais especificamente quatro, histórias que não necessariamente tem a ver com o personagem mas que a sua ajuda é muito bem-vinda. Não são contos muito elaborados, são histórias simples, mas que possibilitam uma jogabilidade bem divertida atravessando os caminhos que nos são impostos.

 Nos contos, conhecemos novos personagens e reencontramos alguns personagens conhecidos, o que é sempre legal a nostalgia batendo, mas não passa muito disso. Não tem muitas coisas que nos remetem a personagens ou acontecimentos conhecidos, o que seria muito bem-vindo.

TalesFromGalaxysEdge 1

Outra coisa que é bem decepcionante, mas ainda assim bem comum, é o fato de o jogo estar localizado em uma grande quantidade de línguas mas nenhuma sendo o português do Brasil. É um fato muito triste, mas como já disse, comum pois VR ainda é um nicho muito pequeno não só no Brasil como no mundo, e jogos que possuem uma localização em nosso idioma são exceções como o Horizon Call of the Mountain, ou jogos que foram desenvolvidos para jogar tradicionalmente mas que possuem um modo em VR como Resident Evil e Gran Turismo.

Mas fugindo dos pontos negativos, vamos falar do ponto mais positivo do jogo: a sua jogabilidade. Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge – Enhanced Edition é basicamente um FPS. Apesar de simples, e divertida e tem uma duração não tão longa a ponto de ser cansativa. Temos um caminho bem linear, dividido em alguns trechos separados por telas de carregamento.

O caminho é simples e bem fácil de ser encontrado, o máximo que encontramos de dificuldade para atravessá-los serão algumas diferenças de solo, sendo alguns mais altos, outros mais baixos, mas que são facilmente atravessáveis. Mas fora isso, os reais desafios são encontrados nos inimigos.

Temos alguns tipos diferentes de inimigos que variam conforme o conto que estamos, alguns deles possuem ataques de longa distância enquanto alguns proferem ataques mais próximos. Os diferentes inimigos fornecem diferentes desafios, mas derrota-los não requer nenhum tipo de novas estratégias, sendo necessário apenas sair para o tiroteio.

Temos alguns diferentes tipos de armas e elas podem ser alguns dos contratempos que encontraremos no jogo. Isso porque, apesar de durarem bastante em termos de munição já que são armas de plasma, elas travam constantemente sendo necessário destravá-las, além de esquentarem com certa facilidade.

O nosso personagem também não é muito suscetível a tiros, morrendo com uma certa facilidade. Isso pode ser facilmente contornado selecionando entre as quatro dificuldades disponíveis no jogo ou utilizando um item de cura que é um dos diversos itens consumíveis encontrados no jogo. Podemos citar também algumas bolas que nos ajudam nos tiroteios, semelhantes àquelas que vemos nos treinamentos jedi, temos também granadas etc.

80fc10b0 2a2d 11eb b7df 0d003d12bbe0

Bom, somos um droid técnico né, então naturalmente teríamos habilidade de consertar algumas coisas e ajustar outras, e para isso temos uma ferramenta que possui três modos sendo eles igualmente importantes: um modo semelhante a uma parafusadeira, um que solta alguns choques e outro semelhante a uma solda. Cada um desses itens é muito útil e são selecionados diretamente ferramenta.

Essa ferramenta, assim como nossas armas, item de cura e acesso ao inventário pode ser acessado no nosso torso, que fica visível ao olhar para baixo, sendo facilmente detectável cada um dos itens e de fácil acesso. É possível ver nossa armadura, mas caso isso atrapalhe, também é possível desabilitar sua visão. Outra coisa importante a ser citada é que alguns itens podem ser aprimorados na loja do jogo, e isso inclui o visor, o jetpack e até mesmo o carregamento das armas.  

Como já dito, Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge – Enhanced Edition se trata de uma versão aprimorada do jogo de 2020, e por isso, oferece gráficos melhores em relação a versão anterior. Mas não espere nada visualmente impressionando, seja na parte gráfica como na sonora. Podemos nos mover pelos cenários por meio do analógico, mas ara aqueles mas sensíveis, é possível fazer isso por meio de teleporte.

Mas afinal, vale a pena? Olha, sendo sincero,  um jogo bem divertido, que vai ter render algumas horas de desafios bem legais, mas pelo seu preço de lançamento, talvez seja indicado esperar uma promoção. Existem alguns outros jogos que podem ser mais satisfatórios e que custam menos, mas se dinheiro não for um problema, recomendo o jogo apesar de simples, cumpre o papel de ser divertido.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – PlayStation VR2 & Horizon Call of The Mountain | REVIEW

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

star wars: tales from the galaxy's edge

7

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %