Olá aspirante a músico. Essa review é para você, que está querendo começar a tocar algum instrumento de cordas, seja ele uma guitarra, violão, baixo ou contrabaixo, mas quer gastar pouco além do instrumento.
O Rocksmith+ é uma espécie de “plataforma de assinatura” onde você pode ir do nada ao avançado no seu instrumento preferido.
Esse feito você irá realizar aprendendo da forma mais didática possível: Na prática.
Neste texto você vai saber onde Rocksmith+ erra, acerta e se torna uma excelente escapatória para quem assim como eu, não gosta de sair de casa e nem ficar com a cara em um monte de tablaturas e partituras.
A essência de Rocksmith+
Rocksmith+ não é sobre você necessariamente estudar, é sobre você pegar seu instrumento, “banguear” e passar horas se divertindo ao som de suas músicas prediletas.
Isso tudo com a garantia de que, com poucas músicas, seus dedos estarão ainda mais calejados e preparados para o próximo hit.
Está com dificuldade? Use e abuse de tudo o que o jogo te oferece, como rewind nas músicas, deixá-las mais lentas, diminuir a quantidade de notas ou até mesmo trocar para uma versão “base” ao invés da música completa.
Vale lembrar também que, ao colocar uma música em menos de 100%, conforme você acerta as notas durante a música, ela vai acrescendo novas notas em tempo real, pra você se sentir ainda mais desafiado.
Nunca toquei um instrumento: Posso jogar Rocksmith+?
Sim, você pode jogar Rocksmith+ sem saber tocar nenhum instrumento de cordas ou ter alguma referência musical.
No menu principal do jogo você poderá encontrar diversas aulas, todas elas dubladas e legendadas em Português do Brasil, que irão te explicar tudo sobre o instrumento que você tem em mãos.
Desde nomes e forma de acordes maiores, menores, nomes das cordas e até mesmo algumas técnicas mais avançadas como Bend, pull-offs, tapping e muito mais.
- Oddballers | REVIEW
- The Last of Us | 5º episódio será lançado na sexta-feira! Saiba o motivo.
- Gato de Botas 2 | Filme segue no topo das bilheterias brasileiras
- Percy Jackson | Rick Riordan anuncia fim das gravações da série
- A Amazon Games acabou de anunciar atualização de comemoração de aniversário de fevereiro de Lost Ark, que será lançada na quarta-feira, dia 8!
Preciso de mais algo além do instrumento?
Essa é uma das maiores novidades do Rocksmith+: Você não precisará de muito além de um instrumento.
Bem, claro, você irá precisar de um computador para poder utilizar o Rocksmith+, mas diferente das versões anteriores do jogo onde você precisava de um cabo dedicado – o Real Tone Cable –, agora você pode utilizar um microfone convencional para capturar.
Um aplicativo desenvolvido para Android e iOS chamado Rocksmith+ Connect permite que você use até mesmo o microfone do celular sincronizado com o computador para utilizar o jogo.
Mas lembre-se, a qualidade não vai ser a mesma de quando você utilizar uma interface de áudio ou o próprio cabo oficial do Rocksmith.
E caso você vá utilizar uma guitarra elétrica sem um Real Tone Cable, você irá precisar ligá-la em um amplificador, para aí sim capturar através do microfone do seu celular.
Vale a pena jogar Rocksmith+?
Bem, sim e não. Não me considero um musicista avançado no instrumento, até mesmo porque já fazia uns dois anos que eu não tocava na minha guitarra, mas eu fiquei surpreso com o que Rocksmith+ me proporcionou.
Claro, por motivos de eu já tocar, o jogo acabou não me ensinando nada, além de colocar minhas técnicas em prática. E sim, realmente funcionou.
Meus dedos voltaram a calejar, com o passar do tempo eu consegui tocar algumas músicas que não estava conseguindo e minha diversão aumentou ainda mais.
O maior problema de Rocksmith+ na minha opinião não é o formato de assinatura e nem o preço – que aliás, é mais barato que uma aula de guitarra -, e sim as músicas disponíveis no catálogo.
São muitas, sim. Entretanto, 90% do que eu tentei procurar no Rocksmith+, eu acabei não encontrando pra tocar, e isso me frustrou um pouco. E não, não eram opções undergrounds, fui atrás de músicas de Guns N’ Roses, Kiss, Metallica, Megadeth, Angra, Sepultura, Led Zepellin, e pra minha surpresa, encontrei poucas coisas.
Ainda assim, há uma excelente quantidade de músicas, e uma ótima seleção entre elas.
Por se tratar de uma assinatura e um catálogo rotativo, é fato de que ainda haverá muito por vir, e muitas dessas músicas ainda podem ser introduzidas no jogo, mas não é o que temos no momento.
Felizmente, minha experiência com Rocksmith+ foi absurdamente boa, e acredito que, se você ainda não pegou em um instrumento, é uma excelente forma de dar início à sua carreira. Já, se assim como eu, você já tem alguma proficiência, também é muito válido para aquecer, tocar coisas diferentes e colocar a prática em dia.
Chave e Real Tone Cable cedidos gratuitamente para review pela equipe da Ubisoft Brasil.
Clique aqui e assine também o Rocksmith+.
Colunista, Reviewer e Streamer da Nerds. Apaixonado por Jogos, Filmes e Séries, mais especificamente apaixonado por Assassin’s Creed e Harry Potter.
19 anos e um milagre aconteceu.
Twitter: @otaldomarcosh
Rocksmith+
Prós
- Roda em qualquer computador
- Não é necessário mais um Real Tone Cable
- Intuitivo e super didático
- Funciona de verdade!
Contras
- Não pude encontrar as músicas do meu gosto pessoal