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Netflix bate martelo sobre seu formato de séries e planeja nova plataforma de jogos

Pelo mercado altamente ofertado e em tendência exponencial alavancado pela pandemia do coronavírus, a Netflix, maior serviço de streaming atualmente, se pronunciou perante algumas dúvidas que assinantes do serviço tiveram, nesta quarta feira, 19, envolvendo o formato de suas séries, investimentos de suas produções originais e novos mercados que a Netflix deseja arremetar vôos. Desde a popularização do modo de ver filmes e séries no conforto de casa, grandes empresas do audiovisual criaram suas plataformas de streaming, como a Walt Disney Entertainment – com a Disney Plus e Hulu – e a NBCUniversal – HBO Max.

Formato de séries – Netflix

Começando pelas séries, é comum de ver grandes concorrentes da Netflix, como a Disney Plus, HBO Max e Amazon Prime Video, aderindo aos formatos semanais de lançamento de episódios. A estratégia visa o marketing muito mais duradouro da produção nas redes sociais, desde criando teorias e achismos a opiniões acerca do episódio lançado naquela semana.

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Reprodução/ Xovitilka Movic

Em uma carta entregue para seus investidores, a Netflix garante que o assunto não foi pautado internamente, e o modelo atual de lançamento de séries da plataforma é atrativo para os títulos, à princípio, menos chamativos, podendo ser amplamente discutidos em rodas de amigos. Na carta, a Netflix até cita o aclamado “Round 6” como exemplo.

Achamos que nosso modelo de lançamento compulsivo ajuda a impulsionar um engajamento substancial, especialmente para títulos mais novos. Isso permite que os espectadores se percam nas histórias que amam. É difícil imaginar, por exemplo, como um título sul-coreano como Round 6 teria se tornado um mega-sucesso globalmente sem o impulso que veio das pessoas que foram capazes de devorá-lo. Acreditamos que a capacidade de nossos assinantes mergulharem em uma história do início ao fim aumenta sua diversão, e também aumenta probabilidade de eles contarem aos amigos, o que significa que mais pessoas assistem, se juntam e ficam com a Netflix

Netflix em sua carta aos investidores, divulgada pelo Deadline

Mais foco na plataforma que externamente

Ainda sobre produções, foi visto uma crescente de produções de serviços de streaming estreando tanto nas plataformas quanto nos cinemas. Durante a pandemia, além dos streamings terem salvo milhões de pessoas da tensão sanitária global, garantindo entretenimento e uma descontração; foram as produções originais dos mesmos que movimentaram a indústria, com premiações, como o Oscar, aceitando títulos proveninentes de outro consumo cinematográfico.

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Reprodução/ TudoCelular

A Netflix, desde antes da pandemia, já havia testando essa versatilidade, como visto em “Roma”. Porém, de acordo com o co-CEO e diretor de conteúdo da Netflix Ted Sarandos, a prioridade do serviço é levar entretenimento para os assinantes, não expandir isso para os cinemas. Sarandos disse por meio de um vídeo de perguntas e respostas depois que a empresa divulgou os lucros do terceiro trimestre.

Estamos no negócio de entreter nossos membros com filmes da Netflix na Netflix, então é onde concentramos toda a nossa energia e a maior parte de nossos gastos. Há todos os tipos de debates o tempo todo, para frente e para trás. Mas não há dúvida de que fazemos nossos filmes para nossos membros, e realmente queremos que eles os assistam na Netflix. E, claro, com uma semana de lançamento nos cinemas, a maioria das pessoas os verá na Netflix. Assim como eles vêem todos os filmes. A maioria das pessoas assiste a maioria dos filmes em casa

Ted Sarandos em vídeo de divulgação dos lucros da empresa.

A sequência de “Entre Facas e Segredos”, intitulada “Glass Onion”, parece ser um dos raros títulos que devem expandir às telonas, com 600 salas de cinema dos Estados Unidos oficializadas em lançar o filme estrelado por Daniel Craig no Dia de Ação de Graças. Para Ted, o filme “fica em algum lugar entre aquela semana em que temos que exibir filmes para se qualificar para prêmios e o tempo em que os exibimos em um festival de cinema”, ou seja, a estratégia de divulgação de títulos para os festivais e cinemas seria somente para criar um marketing antes de seu lançamento na Netflix.

Glass Onion estreou no Festival de Cinema de Toronto. Ele será exibido nos cinemas de 23 a 29 de novembro e, após um período de apagão, chegará à Netflix em 23 de dezembro.

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Reprodução/ Omelete

Netflix com nova plataforma

Após a criação da Netflix Games, com jogos temáticos de seus títulos, a Netflix está estudando e se planejando em lançar uma plataforma de jogos na nuvem, similar ao Google Stadia, que recentemente teve a notícia de seu encerramento. A Netflix afirmou que não teve relação com o fim do projeto da Google.

A apuração veio do portal Eurogamer. Mike Verdu, presidente de desenvolvimento de jogos da TechCrunch Disruptvice, parceria do Google Stadia, disse ao portal que o Stadia foi um “sucesso técnico e divertido de jogar”, mas que o principal problema foi o modelo de negócios, algo que pode ser consertado pela grande empresa Netflix.

É um valor agregado. Não estamos pedindo para que substituam seus consoles. É um modelo de negócios completamente diferente. A esperança é que, com o tempo, ele se torne uma maneira muito natural de jogar onde quer que você esteja

Mike Verdu ao Eurogamer.

A ideia é manter a mesma originalidade que o aplicativo Android e IOS da Netflix Games, com essa plataforma de jogos em nuvem voltados aos filmes e séries do serviço de streaming.

Reprodução/ About Netflix

Vale lembrar que a Netflix, assim como outras plataformas de streaming como a Disney Plus e a HBO Max, anunciou em abril um novo pacote de assinaturas econômico, depois da crescente elevada de preços de seus planos – que desencadearam em diversos cancelamentos – e da competitividade exacerbada do mercado dos streamings.

De acordo com uma nota divulgada pela Netflix, a estreia do plano não vai mudar os outros modelos, e o preço cobrado será de R$18,90 mensais, com a chegada definitiva para Novembro, a partir das 13h. O plano suporta transmissão até 720p, com uma média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora. Além do Brasil, outros 10 países também terão disponibilidade do plano econômico da Netflix.

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