ANDOR – Primeiras Impressões
O universo Star Wars ainda não é explorado em sua totalidade. focando, principalmente, na família Skywalker, perdendo a oportunidade de trazer algo para além de Darth Vader, Luke, Rey e todos que os cercam. Porém, é inegável que um dos triunfos recentes da história criada por George Lucas é Rogue One – Uma História Star Wars, filme lançado em 2016.
Em Andor, nova série original do Disney+, somos apresentados a origem do espião Cassian Andor (Diego Luna), mostrando sua vida, os bastidores da Aliança Rebelde e do Império, cinco anos antes dos acontecimentos de Rogue One. E nós do Nerds da Galáxia, fomos convidados pela Disney e Lucasfilm, para assistir os três primeiros episódios da série antes da sua estreia no dia 21 de setembro de 2022. Confira abaixo as nossas primeiras impressões!
Nota: Esta matéria é as primeiras impressões sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência ao assistir à série. O texto consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta ou uma resposta definitiva para a dúvida de assistir à série ou não.
- EA anuncia jogo singleplayer do Homem de Ferro e parceria para múltiplos jogos
- Cobra Kai – 5ª temporada
- Constantine 2 | Filme estrelado por Keanu Reeves ganhará sequência
- Razer inicia contagem regressiva para a RazerCon 2022 e anuncia a data da próxima edição de seu evento de celebração à cultura gamer
- Brasil Game Show anuncia Twitch com estande duas vezes maior do que na última edição
Para começar, vale dizer que, assim como em qualquer série, os episódios iniciais de Andor servem para nos introduzir e contextualizar na aquela narrativa e tudo o que poderá ser importante para a série no seu decorrer: Quem são esses personagens, o que eles fazem, por quais motivos eles fazem tais coisas, onde e quando a história se passa na ordem cronológica de Star Wars.
Diferentemente de outras produções da franquia, Andor não tem nenhum interesse em se apoiar em easter eggs ou referências a Star Wars. Ela não quer nos lembrar dos Jedi ou Sith, nem nos caçadores de recompensa ousados ou gladiadores Mandalorianos. A série nos mostra uma galáxia palpável, com texturas, cheiros e ambientes criados com cuidado por um incrível design de produção cujo olhar detalhista traz os planetas à “vida real”.
Uma série não deve se sustentar só com figurantes e cenários “realistas”. É necessário que toda esse “realismo” esteja em um foco narrativo, em personagens igualmente reais e é isso que a série nos dá. Somos reapresentados à Cassian Andor, vivido por Diego Luna, que é um protagonista falho e muito humano. Gerando uma empatia imediata e a atuação de Luna contribui para isso. Andor vê os personagens como criações tridimensionais, com problemas, desejos e qualidades completamente separadas da trama principal. Há tensões em casamentos, empregos e até mesmo na intimidade sexual. Esta é a história mais madura de Star Wars.
Enquanto outros títulos de Star Wars sempre parecem diminuir o tamanho do universo criado por George Lucas, trazendo a história de volta para os Skywalkers ou personagens famosos já conhecidos, Andor parece cumprir a promessa de explorar verdadeiramente esse universo, mostrando uma nova faceta dele., apesar de se passar em um período familiar e centrar-se na trivial rebelião. Com seu tom mais maduro e sério e a forma detalhada como essa narrativa tenta lidar com seus personagens e cenários, o roteiro se torna excelente desde o princípio, nos cativando ao poucos antes de começar a abordar por completo a trama mais complexa, que se seguirá nos próximos episódios.
Pelo que vemos, Andor tem duas tarefas igualmente desafiadoras: expandir ainda mais o universo de Star Wars e nos mostrar algo novo e interessante, que valha a pena assistir. Será que conseguirá concluí-las? Veremos!
Mais informações sobre Andor:
Criada por Tony Gilroy (O Legado Bourne), Andor é descrita como um thriller de espionagem e contará com 12 capítulos em seu primeiro ano e já foi renovada para a segunda temporada. A história de Cassian pode destrinchar lados não explorados por todos que contaram histórias da galáxia muito, muito distante.
Andor estreará com os três primeiros episódios no dia 21 de setembro no Disney+ e ganhará episódios nas quartas-feiras seguintes.
E aí! Quem vai assistir Star Wars: Andor? Comente!
SIGA A NERDS DA GALÁXIA
Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest
Olá, viajantes! Meu nome é Fabrizio Galluzzi. Assim como vocês, viajei para Westeros até uma Galáxia Muito, Muito Distante. Conheci os Heróis Mais Poderosos da Terra e os Grandes Deuses Nórdicos e Gregos. Porém, no meu tempo livre sou um simples aluno universitário do curso de Rádio e TV, que ama muito ir ao cinema.