CríticasEventos

“Star Wars: O Império Contra-Ataca – Em Concerto” é uma experiência imersiva para os fãs da saga

No último sábado, 13, aconteceu o “Star Wars – Em Concerto” no Vibra São Paulo, localizada perto entre as estações Santo Amaro, da linha lilás, e João Dias, da CPTM. O evento, com duração aproximada de 3 horas, proporcionou um resgate à nostalgia e à época de ouro de uma das maiores sagas do cinema, grande parte desse feito pela trilha marcante do maestro John Williams. Nós, do Nerds da Galáxia, fomos convidados, pela agência Taga, para prestigiar o espetáculo realizado pela Tacatinta e produzido pela Opus Entretenimento.

De casa cheia, a Orquestra Sinfônica Villa Lobos, sob a regência do maestro Adriano Machado, tocou para um público estimado de 6 mil pessoas, todas elas fãs de uma das maiores franquias do cinema – se não, a maior -, com mais de 40 anos produzindo títulos audiovisuais transmidiáticos. ” Star Wars : Em Concerto” faz parte da divisão da Disney Concerts, responsável pelo licenciamento e produção de shows da Disney Music Group, vertente da Walt Disney Company.

WhatsApp Image 2022 08 15 at 10.38.44
Imagem: Enzo Sapio Monello

Os ingressos, com opções de meia entrada e idoso e vagas para PCD, começaram a ser vendidos no começo de maio, com preço mínimo de 120 reais. Atualmente, não temos conhecimento da próxima edição do ” Star Wars : Em Concerto”, mas sugiro que começe a correr atrás e pesquisar sobre.

A casa de espetáculos Vibra São Paulo, antiga Credicard Hall/UnimedHall/Cittibank Hall, com sua infraestrutura enorme, contribuiu para a magnitude e ansiedade do evento, tendo pontos decorativos do universo de Star Wars e de venda. Os únicos dois pontos talvez desfavoráveis ficam no quesito de estacionamento de carro aliado à localidade da casa de shows – na Marginal Pinheiros -; e pelo senso de direção dentro do estabelecimento, uma vez que é enorme. Porém, possui muitos funcionários que lhe auxiliam desde a retirada dos tickets até a condução para a sala.

  • WhatsApp Image 2022 08 15 at 10.38.51 2
  • WhatsApp Image 2022 08 15 at 10.38.40 1
  • WhatsApp Image 2022 08 15 at 10.38.40

” Star Wars : Império Contra-Ataca – Em Concerto” cumpriu o que a Disney Concerts promete com seus shows de seus grandes estúdios: uma dinâmica mais aflorada do filme. Para quem nunca teve a oportunidade, o concerto consiste em um telão em cima do palco e uma orquestra no palco, tocando as trilhas simultaneamente com o filme, que está sendo passado.

Com isso, o espetáculo nada mais é que um cinema mais vívido, com as lendárias composições de John Williams mais aparentes, sem espécies de edições ou retirada de foco. Assim como existem salas com telas maiores, caixas de som mais potentes, cadeiras que se mexem etc; também há um novo modelo para aqueles que nem eu que se importam com a parte audiofônica dos filmes.

Uma das magias não é sobre somente quem é fã da saga Star Wars, o concerto é uma oportunidade para pessoas conhecerem e terem a oportunidade de frequentar e consumir entretenimento diferente que o habitual. Só de pensar que existem tantas formas de arte, como artes plásticas, teatro, corais e orquestras que fogem da popularidade do cinema.

WhatsApp Image 2022 08 15 at 10.38.42
Imagem: Enzo Sapio Monello

Claro que existem várias vertentes plausíveis (como a questão financeira) mas é um assunto mais demorado e específico para uma outra oportunidade. Todavia, usar uma marca extraordinária, como a Disney usa com suas grandes propriedades – em Star Wars, Marvel e Pixar -, é uma maneira muito acertiva de incentivo às pessoas em experimentarem novas formas de arte, que, por mim, é um grande ponto positivo. Assim como tudo na vida, temos que ter um ’empurrãozinho’ que nos faça sair do comodismo.

Um outro ponto positivo dessa magia é pela importância que John Williams tem no cinema. Williams ganhou cinco Oscars, uma delas em ” Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”; com esse mesmo trabalho sendo configurado pelo American Film Institute como “a maior trilha sonora do cinema americano de todos os tempos” e preservada pela Biblioteca do Congresso no National Recording Registry por ser “cultural, histórica ou esteticamente significativa”. Ou seja, todo cinéfilo de carteirinha precisa reconhecer e escutar John. Mais que escutar uma música, é escutar a história do cinema sendo mudada e melhorada.

E, também, mais que escutar, é ver! A escolha de “Império Contra-Ataca”, ou episódio 5 de Star Wars, foi puramente pela obra-prima dirigida Irvin Kershner. Além da volta da trilha premiada de “Uma Nova Esperança”, “Star Wars :Império Contra-Ataca” é famosa pelo seu plot twist (reviravolta), considerada uma das mais surpreendentes do cinema, além de cenas icônicas, como o beijo que Leia (Carrie Fisher) dá em Luke (Mark Hamil) e em Han Solo (Harrison Ford) – com um arco amoroso entre as personagens -, e a primeira aparição de Yoda (Frank Oz).

WhatsApp Image 2022 08 15 at 10.38.43
Imagem: Enzo Sapio Monello

Este amável escritor, por ser fissurado pela energia que o cinema transmite, gostou muito do mais novo concerto da Disney Concerts produzido pela Opus Entretenimento e Tacatinta. Apesar de parecer ‘simples’ em termos mais teóricos, o “Star Wars: Em Concerto” enriqueceu a dinâmica das salas de cinema com um ressalve da importância que as trilhas possuem nos filmes – principalmente esta, em questão – e dando uma enaltecida à orquestra e à cada musicista ali presente.

Aprovado! E fiquem atentos: quem sabe essa “galáxia muito distante” apareça em sua cidade, meu padawan… Enquanto isso, pode conferir um trechinho do que foi o concerto!

Trecho de “Star Wars: Império Contra-Ataca em Concerto” – Vídeo: Enzo Sapio Monello

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
1
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %