CríticasSéries e Filmes

Eu Sou o Groot (2022)

No dia 10 de agosto, os fãs de super-heróis foram presenteados com a primeira série animada feita pela Marvel Studios: “Eu Sou o Groot”. Anunciada desde a Disney Investors Day de 2020, a série de curtas animados sobre o Bebê Groot causaram muitas dúvidas no que diz em cheque sobre sua relevância ao Universo Cinematográfico da Marvel, mas posso lhe garantir que muitas questões foram sanadas e a diversão não fica restrita às crianças.

O “Eu Sou o Groot” possui cinco episódios, embora que a plataforma da Disney Plus não tenha os unificado. Infelizmente, a Disney Plus comportou-se da mesma forma que trata os curtas animados da Pixar, que por si só não tem a mesma dinâmica e conexão que a Marvel em juntar suas obras (pelo menos, oficializada). Com isso, eu considero uma atitude um pouco irracional, levando em conta que a própria Marvel estabelece uma espécie de “ordem cronológica” para os episódios – digo ‘espécie’, pois não há uma clara conexão entre uma aventura e outra, a ponto de que o entendimento do último episódio tenha que ser somado com o entendimento dos episódios anteriores.

Fora que acaba criando uma situação chata e desagradável de sair do episódio assistido, navegar na interface da Disney Plus e achar o episódio. Esse passo a passo só piora se você quiser respeitar essa “ordem”, já que tem que memorizar a sequência dos títulos.

Bem, voltando ao assunto narrativo: os curtas abordam sobre a vida de Groot. Canonicamente falando, os episódios se passam entre a cena pós créditos de “Guardiões da Galáxia 1” – com o Groot em seu formato bebê em um vaso de planta dançando, ao lado de Drax – e o final de “Guardiões da Galáxia Vol. 2”.

Já foi oficializado, antes de sua estreia, que “Eu Sou o Groot” contará com mais cinco episódios, segundo a própria criadora da obra, Kirsten Lepre.

A crítica, a seguir, será separad em parte com spoilers e sem spoilers. Na parte sem spoilers, resumo minha experiência ao ver cada episódio; enquanto na parte com spoilers, não só explico o que aconteceu mas também aponto qual elemento foi importante. Vamos às críticas:

Episódio 1: “Os Primeiros Passos”

primeiros passos

Sinopse: “Seguido dos eventos de ‘Guardiões da Galáxia Vol 1’, Baby Groot finalmente está pronto para tentar dar seus primeiros passos fora de seu vaso, aprendendo que se deve andar antes de correr”

Como já perceptível na sinopse, o primeiro curta se passa de maneira seguinte à cena pós créditos do volume 1 dos Guardiões. Toda a arte dos episódios são bem bonitas, mas nesse primeiro, em específico, é a melhor – mais uma vez enaltecendo: segundo minha pessoa.

A duração, por ter em volta de 3 minutos, parece ainda ser mais curta pelo enredo ser bem fluído. Seus acontecimentos, no final, explicam muito da personalidade de Groot adotada no Volume 2, sem contar com muitos momentos de derreter o coração pela fofura desse bebê árvore que tanto nos mexe!

groot e bonsai

(Spoiler + Explicação)

Agora, falando mais especificamente da trama: o Bebê Groot é tratado com uma vida que todo mundo inveja, até tendo servicais robôs que cuidam e limpam nosso pequeno protagonista – robôs esses que Rocket constrói ainda no Volume 1 para cuidar da nave. De repente, tudo muda quando um Bonsai Japonês (que, aparentemente, deve ser uma mutação alienígena da famosa árvore que conhecemos, tendo em vista uma gosma que sai de dentro de seus troncos) rouba a atenção e a prioridade que Groot tinha com os robôs. Com tanta raiva, o vaso de Groot chega a até apresentar um arranhado.

Se sentindo com inveja, ele tenta a todo custo derrubar o Bonsai. Foi a partir desse início do plano cruel de Groot que ele acaba descobrindo seu poder de esticar seus galhos. Seu plano deu certo, mas teve um custo: ele também saiu para fora da mesa, com ambos tendo seus vasos quebrados. Estando livre do vaso que lhe prendia, nossa mini árvore descobre que suas pernas tinham crescido – explicando o porquê do vaso ter misteriosamente trincado – e aprende a andar ali mesmo.

groot no vaso

Estando grato e feliz por essa oportunidade e descoberta – oriunda, inicialmente, por uma inveja – o Bebê Groot decide ser amigo do Bonsai. O final do episódio é o Groot e o Bonsai, já com seu vaso “reconstruído”, admirando a vista da janela da nave dos Guardiões. Groot está comendo um salgadinho, que explica sua obsessão por comer “porcarias”: ele era alimentado antes, então teve que se virar no que podia. Por ser pequeno e ainda um bebê, os salgadinhos forneciam uma facilidade enorme de alimentação e o nutria bastante.

Foram muitas explicações sobre sua personalidade e gostos! Por mais que sejam situações bem pequenas e irrelevantes, é bem legal saber a origem delas, pois acabam criando um maior senso de identificação e carinho com a personagem e camadas narrativas que enriquecem-o.

Episódio 2: “O Carinha”

carinha

Sinopse: “Groot descobre uma civilização em miniatura, que acredita que o bebê árvore aparentemente gigantesco seja o herói pelo qual esperavam”

O segundo curta de Groot se passa durante “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, mostrando Groot em um lugar desértico. As cenas deste episódio são os que mais aparecem nos trailers e teasers de “Eu Sou o Groot”, em que o nosso bebê descobre uma civilziação alienígena extremamente menor que ele.

Assim como o primeiro episódio, a animação está bem profissional e bonita. Com seu ponto forte sendo a criatividade de colocar, como enredo, esse choque de tamanho. Não só para nós, espectadores, mas para o próprio Groot, que fica espantado em como que existem diversos tipos de raças alienígenas espalhados por esse universo – e, inacreditavelmente, menores que ele.

A tal prova acima é a avaliação que “O Carinha” ganhou do IMDB: 7,8; sendo, junto com o último episódio, os mais bem avaliados da série.

eu sou groot disney plus

(Spoilers + Explicação)

Em “O Carinha”, vemos a nave dos Guardiões pousada, aparentemente foram fazer uma missão no planeta e não levaram o Groot consigos. Então, a nossa pequena árvore explora o local desértico perto da nave, onde acha um tronco cortado. Groot decide fazer uma casa espaçosa com gravetos, e acaba executando sua vontade.

Porém, uma espécie de ave se interessa pela casa construída de Groot, e, por mais que Groot lute contra a ave gigante, acaba sendo expulso. Essa mesma ave é apresentada em “Guardiões da Galáixa Vol. 2”, no momento que a nave dos Guardiões tem que fazer um pouso de emergência em uma área florestal – assim, podemos concluir que esse tipo de ave existe em diversos planetas. Depois que a ave possessa da casa de Groot, uma ave ainda maior captura-a, destruindo totalmente a construção imobiliária de Groot.

Enfurecido, o Bebê Groot vasculha novamente a mesma área. Ao levantar uma pedra, descobre que, debaixo dela, há uma cidade de minúsculos alienígenas, podendo já notar que sofrem uma precariedade de alimentos. Pela a absurda diferença de tamanho, qualquer atitude que Groot tome, como por exemplo uma simples fala, causa desastres na cidadela. Os alienígenas atacam Groot com suas tecnologias de armas laser e encurralam-o, até que Groot, sem querer, solta um mísero peido, caindo uma folha inteira em cima da cidade.

aliens pequenos

A raça pequenininha comemora, pois esta folha daria para alimentá-los por muito tempo. Groot tocado por ter feito o bem para uma cidade, decide cooperar mais trazendo mais folhas, até que ele esquece que é gigante para elas, pisoteando-as. Em seguida, o Babê Groot sai correndo dali, assustado. Na cena pós créditos, mostra que alguns sobreviveram, aliviando a nossa consciência.

Em suma, por mais que eventos tristes tenham acontecido, tirou várias risadas minhas. E também trouxe uma bela mensagem: o antagonista se difere do herói pelas suas circunstâncias. A ave que derrubou o Groot de sua casa não deve ter feito isso por mal, ela deve ter ficado curiosa; exatamente o que Groot faz com a cidadela que descobriu embaixo de uma pedra. É sobre sempre se colocar no lugar dos outros, meus nerds!

Episódio 3: “A Busca de Groot”

Busca de Groot 2

Sinopse: “Groot investiga um ruído estranho que está assombrando o Quadrante, o que resulta numa competição de dança”

“A Busca de Groot” é o terceiro episódio do curta animado. Tambem se ambientando durante os eventos de “Guardiões da Galáxia Vol. 2” , a aventura se passa na nave dos Saqueadores, de Yondu – no filme, Peter Quill, Rocket, Drax e Groot roubam uma das pequenas naves dos Saqueadores e explodem a principal.

Groot nota um barulho estranho na nave e decide investigar sozinho. Misturando elementos de suspense e comédia, o enredo é um dos mais engraçados dos curtas

E como uma boa história de Groot, tem que ter dança envolvida – lembrou de algum momento em específico?

groot e figura transmorfa

(Spoiler + Explicação)

O terceiro curta é o único em que vimos Groot vestido – no caso, nosso bebê está com um pijama. Após acordar no meio do seu sono com um barulho alto, Groot decide explorar o ruído. Já de cara, ele encontra gotas de um líquido meio transparente e meio rosado, que estava em uma pequena cápsula destruída.

Groot segue as tais gotas no chão, até utiliza um relógio inteligente alienígena como lanterna (inclusive, com uma das vozes sendo dublada por James Gunn). Por um momento, as gotas são arrastadas para atrás de Groot, momento que releva que essas gotas, na verdade, fazem parte de fragmentos de um ser transmorfo.

Por ter essa habilidade, o alienígena se transforma em Groot e intimida o Bebê. É daí que a batalha de dança começa, parecendo muito com a fatídica cena final do primeiro filme dos Guardiões, em que o Senhor das Estrelas utiliza a dança para distrair Ronan.

Os dois parecem gostar da batalha de dança, tanto que o alienígena tenta ensinar a Groot um passo. Foi nesse momento em que o Bebê Groot, dançando com o alienígena transmorfo, o expulsa da nave dos Saqueadores, da mesma forma que os Saqueadores expulsam seus prisioneiros no “Volume 2”.

Nessa divertida aventura, a única moral da história é: ninguém vence o Bebê Groot na dança!

Episódio 4: “Groot Toma Banho”

Groot toma banho

Sinopse: “Todo mundo precisa de um tempo sozinho para relaxar e se lavar, mas as coisa são um pouco difreentes quando se é um bebê Flora Colossi. Suas tentativas de usar brinquedos, velas e bombas de banho acabam levando a uma bagunça folhosa de proporções épicas. E depois que suas folhas crescem quase na proporção de um arbusto, Groot decide fazer um corte de cabelo com as próprias mãos e dar uma renovada em seu penteado”

“Groot Toma Banho” é o curta que menos apresenta Ester eggs e conexões com os acontecimentos de “Guardiões da Galáxia 1 e 2”. Afinal, quem nunca se indagou como que árvores tomam banho, não é? (ironia)

Assim como todos nós, Groot também gosta de um tratamento de beleza. Em um lugar paradisíaco, Groot se sente confortável e realiza esses tratamentos estéticos especiais. Até que algumas coisas fogem do controle, rendendo cenas super engraçadas e bem fofas.

I Am Groot Marvel Disney 780x470 1

(Spoiler + Explicação)

Como está claro na sinopse, Groot encontra uma poça de água aparentavelmente suja. Sem nem hesitar, Groot acaba entrando na poça cheia de lama. Juntamente com a poça, ele acrescenta um líquido brilhante de cor roxa proveniente de um inseto que passara no local e plantas que estavam nas redondezas.

Depois de algum tempo, quando Groot sai da poça, ele percebe que todo seu corpo estava recheado de plantas, parecendo um arbusto. No começo, Groot não gostou do que viu, mudando de opinião quando percebeu o leque de novas opções e estilos que ele poderia aderir. Com bigodes cheio de grama, vestidos, cabelos e fantasias; Groot curtia um barato. Entretanto, depois de um certo tempo, as gramas caiam. Até que a poça foi totalmente ressecada, deixando-o bem triste.

Um pássaro, com penas exuberantes coloridas, estava se irritando com as brincadeiras de Groot, que atrapalhavam seu sono. Depois do ocorrido (quando a poça secou-se), o pássaro zombou de Groot. No final, vemos Groot satisfeito com seu novo cachecol, usado com as penas do pássaro, deixando-o totalmente despido.

Mesmo tendo passado pano para uma crueldade que Groot cometeu com o pássaro, achei um final inesperado e super engraçado. Um perfeito desfecho para nunca mais zombar de nosso Bebê!

Episódio 5: “Obra-Prima”

obra prima

Sinopse: “Groot pinta um retrato de família de si mesmo com os Guardiões, apenas para descobrir a bagunça que o processo artístico pode ser”

Chegando no último curta de “Eu Sou o Groot”, o episódio “Obra-Prima” se situa, novamente, na nave dos Saqueadores. Este episódio, ao contrário do quarto (que não apresenta nenhuma conexão ao universo dos Guardiões da Galáxia), o quinto está repleto de ester eggs e referências, para deixar os fãs da equipe muito satisfeitos – com uma delas entregando um possível spoiler de “Guardiões da Galáxia 3” e sobre o futuro de Groot no UCM!

O Bebê Groot decide pintar, e para isso ele vai atrás de materiais. Pela sua inocência e ignorância, ele mal sabe que está causando uma verdadeira bagunça, com direito a um personagem muito querido dos Guardiões fazendo uma participação. Por mim, acredito que esse seja o episódio mais divertido do seriado.

Saqueadores

(Spoiler + Explicação)

Para pintar seu desenho, Groot revira toda a nave, nos permitindo ver alguns ester eggs do universo da equipe. Para começar, Groot pega a mala que o Peter Quill usava quando era criança, em “Guardiões da Galáxia”, a fim de pegar um papel. Vasculhando a mala, ele utiliza a HQ do “Alf, o Alienígena” e destaca a capa do quadrinho. Outras referências são quando Groot corta um teco do pelo da cauda de Rocket e rouba o sabonete do Drax, enquanto o personagem, interpretado por Dave Bautista, está tomando banho.

O bebê Groot acabara de desenhar sua pintura, mas ainda não está pronta – faltava um brilho. Para isso, Groot destrói uma espécie de chip da parede da nave e decide explodí-la – também deixando uma referência à batalha final de “Guardiões da Galáxia Vol. 2” quando Rocket ensina Groot a usar uma bomba ( parece que aprendeu direitinho!). Groot aciona a bomba e abre um buraco no chão da nave. Não interessa: sua ideia foi cumprida, utilizando os mini fiascos do chip brilhantes na sua pintura.

Nesse exato momento, Rocket anda pelo corredor – aparentemente, ele acorda de seu sono quando escuta o barulho da explosão – e corre em direção ao cômodo que Groot destruíu. O Rocket Racoon pede explicações ao Groot, que mostra a pintura pronta. A pintura é um desenho do sacrifício do Groot em formato adulto no primeiro filme dos Guardiões. Rocket, para não entristecê-lo ou irritá-lo, acaba mentindo pro Groot dizendo que achou muito lindo.

Depois da conversa, Rocket fala para o Groot sair do local. O buraco no chão só aumenta, fazendo com que o Rocket seja sugado, mas, felizmente, Groot é mais ágil, articulando seus braços e puxando Rocket para a nave, sem dificuldades. Como cena pós créditos, vimos que o desenho de Groot foi sugado pelo vácuo.

groot 242330.large

Com o epísódio 5 sendo o mais conectado, também mostra que é, talvez, o mais importante dentre todos.

Primeiramente, pelo Bebê Groot se lembrar das memórias que o seu eu adulto tinha. Muito se especulava sobre se esse Groot que conhecemos é uma nova versão do Groot adulto de “Guardiões da Galáxia 1”, afinal a árvore falante morreu, não sendo possível ele ter lembrado de sua vida passada. Com essa pintura, mostra que, possivelmente, uma das habilidades da espécie de Groot é a memória de seus antepassados – quase como funciona a mente de colmeia dos simbiontes -, sendo extremamente útil em diversas ocasiões, empoderando ainda mais o Groot.

Segundamente, o Groot, em seu desenho, está mais robusto que o original. Na Comic Con, tivemos a informação que um trailer secreto de “Guardiões da Galáxia Vol. 3” foi divulgado para os fãs presentes no evento. Os comentários de pessoas que estavam lá dizem que, no trailer, Groot está em uma versão mais “musculosa”, beirando a uma fase entre adolescência e a vida adulta. Será um spoiler de como que Groot ficará no terceiro filme? Bem, só nos resta aguardar a divulgação do trailer nas mídias!

Conclusão…

Nota: 9/10

Não poderia deixar de iniciar com um “quimei a minha língua”. Quando o curta animado “Eu Sou o Groot” foi anunciado em 2020, achei que seria uma obra totalmente desnecessária, e que o dinheiro que gastaram com a série poderia ser aplicada, de forma melhor, para produções mais importantes para a Marvel Studios.

Agora, em 2022, reafirmo que é uma produção super divertida, alto astral, engraçada e importante para concluir alguns pontos não fechados de “Guardiões da Galáxia Vol. 1 e 2”. De fato, a Marvel, ultimamente, está atirando para todos os lados, o que custou e vem custando muito para a empresa, com reclamações dos fãs em muitas partes.

A ideia de acrescentar quantias enormes de personagens novos em um curto intervalo de tempo, só faz com que crie cada vez mais confusões e complexidade para os fãs, principalmente para a alta parcela de pessoas que começaram a assistir o UCM depois de “Ultimato”. Uma aposta assim, como o “Eu Sou o Groot” é perfeita para explorar e criar mais camadas em seus heróis conhecidos. Pois há muitos heróis “antigos” que não foram desenvolvidos totalmente – ou adequadamente -, bem como lugares e grupos alternativos de heróis. Ao invés de introduzir um super-herói do zero, trabalhar seus antigos de forma mais íntima e fiel me parece um plano melhor e que cause menos dor de cabeça e confusões.

groot

Quando digo que uma aposta assim é bem-vinda, não me refiro somente no formato curta, mas sim na ideia de desenvolvimento do herói. Claro que séries que acrescentaram personagens novos, como “Miss Marvel”, Kate Bishop em “Gavião Arqueiro” e Yelena no filme da “Viúva Negra” e na série de Clint Barton; cumpriram em apresentar uma história de origem adequada, mas pecaram pelo excesso. Em uma cidade, como Nova York, que existem dezenas de heróis, é impossível levar com seriedade de que apenas um está disponível no combate ao crime, naquele momento.

É compreensível que “Guerras Secretas” vem aí e precisa ser maior que “Ultimato”, mas tudo tem um tempo e um ritmo certo. “Eu Sou o Groot” mostra como uma produção simples pode enriquecer e ser uma obra completa e satisfatória. Para mim, fechou com chave de ouro a época bebê do Groot que nos trouxe muitos alívios cômicos! Minha única decepção foi de não ter um momento de transição entre a infância e adolescência, talvez fosse legal ter focado em um episódio assim, já que geralmente mudamos de comportamento e de visão sobre o mundo. Renderia muitos assuntos e aventuras, literalmente.

Com uma segunda temporada confirmada, com um acréscimo de mais 5 episódios, nos resta deduzir que esses curtas se passarão entre “Guardiões da Galáxia Vol. 3” e o especial de Natal do grupo, já que James Gunn, diretor de ambos, confirmou que a produção natalina será a introdução para os eventos do terceiro filme, configurando-a como “essencial”. Ou até, quem sabe, um episódio nos eventos de “Thor: Amor e Trovão”, logo quando os Guardiões e o Thor decidem se separar.

Nota – 14/08/2022

James Gunn, produtor de “Eu Sou o Groot” e diretor dos filmes dos Guardiões da Galáxia, respondeu sobre as memórias de Groot. Gunn afirmou que o Groot não possui memórias do seu eu anterior, e que ele soube do sacrifício devido aos Guardiões, que contaram sobre essa aventura:

“Ele não tem memórias (da mesma forma que não lembro o que meu pai fez – O Groot original não é o seu ‘eu’). Mas, tenho certeza de que ele ouviu as histórias heróicas milhares de vezes de seus pais galácticos.”

James Gunn, respondendo um fã no Twitter.

Quais serão as aventuras do Groot adolescente? Me ajudem com teorias nos comentários! Fique livre para discorrer sobre sua crítica de “Eu Sou o Groot”! Vou adorar interagir com vocês!

 
SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Cancelou ou Manteve? O panorama das obras da DC após a fusão Warner Bros. Discovery

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

9

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %