Rogue Legacy 2 | REVIEW
Rogue Legacy 2 é um jogo, como o próprio nome sugere, do gênero rogue like, gênero esse que está cada vez mais em alta no qual jogamos uma fase ou o jogo inteiro e caso o personagem morra, deverá rejogar tudo novamente, todo seu progresso é perdido com a morte.
Rogue Legacy 2 é um jogo do gênero rogue like, gênero cada vez mais em alta no mundo dos jogos. Nesse gênero, assim como no jogo, perdemos todo o progresso feito nele no instante em que morremos, sendo necessário jogar tudo novamente do zero.
Rogue Legacy 2 é um daqueles jogos em que temos apenas uma chance de concluir, pois a cada morte, devemos reiniciar do zero, com todo o progresso feito sendo perdido. Esse jogo se encaixa no gênero rogue like, como o próprio nome sugere e a graça (e desafio) do gênero é exatamente essa, tentar e tentar até conseguir concluí-lo.
Rogue Legacy 2 é um videogame de plataforma desenvolvido e publicado pela Cellar Door Games. Sendo uma sequência direta do Rogue Legacy, jogo lançado em 2013, e como é sugerido pelo próprio nome, se encaixa no gênero rogue like, no qual temos apenas uma oportunidade de concluir o jogo. Ao morrer, devemos reiniciar do zero, com todo o progresso feito anteriormente sendo totalmente perdido.
Como o jogo funciona?
Percebeu que os quatro parágrafos acima, apesar de serem escritos de forma diferente, querem dizer exatamente a mesma coisa? Bom, é mais ou menos assim que funciona Rogue Legacy 2, e o gênero rogue like também, mas é claro, não literalmente. Apesar de ter falado várias vezes nessas poucas palavras o que é, mais ou menos, o gênero rogue like, a verdade é que Rogue Legacy está em um subgênero dele.
Rogue Legacy 2 é um jogo MEIO-Rogue (Rogue-LITE). Ou seja, tem tudo que um jogo tipo-Rogue (rogue like) costuma ter (partidas aleatórias, troca de personagens, e mais), mas com melhorias permanentes e morte permanente de herdeiros. Ao iniciar o jogo, temos um pequeno tutorial que nos mostra o que podemos fazer no jogo, que pode ser resumido em atacar, pular, dar um ataque enquanto salta (que nos dá impulsos de acordo com o objeto que golpeamos), usar algumas magias e habilidades e utilizar o dash.
Depois desse pequeno tutorial, somos jogados direto no jogo e nossas habilidades são testadas. Sempre iniciamos no mesmo local, mas depois que saímos dele, tudo sempre é diferente, a medida do possível. Os mapas funcionam num formato de sala, cada uma delas tendo seu próprio design (não esperem nada muito especial quando digo design) e seus próprios inimigos.
Podemos passar delas da forma que quisermos, seja derrotando os inimigos ou passando direto por elas. Ao derrotar os inimigos presentes nas salas, ao retornar para ela, os inimigos permanecem mortos. Mas caso tenhamos apenas causado algum dano, ao retornar na sala, o inimigo estará totalmente curado e retornará para a posição inicial de onde ele surge.
Já que os inimigos foram citados, posso dizer que ao jogar, serão encontrados uma variedade muito grande de inimigos de diversos tipos, tamanhos e modos de ataque. Alguns deles ainda possuem certas variações que, além de mudar um pouco o visual, altera também o nível de poder para cada um deles.
Os ataques dos inimigos são tanto ataques de curta distância como de longa, mas cada inimigo possui um único tipo de ataque, o que é bom levando em consideração que podemos criar estratégias para derrotá-los. Além dos inimigos normais, temos também batalhas com chefes que são tão desafiadoras quando o percurso para chegar nelas.
Ao morrermos, nem tudo está perdido. Existem alguns itens coletados que permanecem com o personagem e um deles é o dinheiro. Com esse dinheiro, podemos comprar diversas coisas que vão desde fazer upgrades no personagem, liberar novas classes e até mesmo alguns estabelecimentos, como vendedores etc.
Nem sempre é possível gastar todo o dinheiro adquirido, o que acaba fazendo sobrar um dinheiro ou outro, mas para iniciar as fases/tentativas, temos que falar com o Caronte, e caso seja conhecedor de mitologia, sabe o que isso significa. O Caronte fica com todo o dinheiro que o personagem tem no momento que vai iniciar a tentativa.
O jogo possui uma história?
Não é nada muito complexo ou profundo, mas tem sim um enredo e somos introduzidos a ele enquanto jogamos as fases. Nelas, encontramos alguns livros que vão nos auxiliando a montar os quebra cabeças, além disso, ao morrer algumas vezes, temos algumas telas que nos dão mais informações também.
Toda vez que realizamos uma tentativa, jogamos com um personagem totalmente diferente, tanto visualmente como até mesmo com classe diferente, após liberadas. E isso está inserido no enredo do jogo. De que forma?
Neste jogo, seu legado te define. Use sua herança, e expanda a Mansão da família para seus descendentes terem mais chances de sobreviver. Cada criança é especial, com traços e habilidade próprios. Sua filha pode ser Mateira ou talvez Vegana também. É sempre uma experiência nova.
Não apenas a classe muda, como sempre tem algum outro fator que muda a jogabilidade, por exemplo a vegana citada. Quando estamos utilizando um personagem vegano, não conseguimos coletar o frango assado, que é um dos itens de cura encontrados no jogo. Outro exemplo são os personagens pacifistas, que possuem ataques que não causam dano aos inimigos, ou a diva, no qual temos um foco de luz no personagem, deixando todo o resto num total escuro.
Essas habilidades fazem com que a experiência de jogar seja sempre diferente uma da outra, pois tudo muda, sejam os cenários procedurais, as classes e ainda tem essas habilidades que são capazes de mudar totalmente a jogatina. Além delas, tem outras mudanças mais simples que podem ocorrer, por exemplo, um personagem pode ter a capacidade de coletar 200% a mais de dinheiro, mas em contrapartida, morrer mais rápido etc.
Rogue Legacy 2 vale a pena?
Falar de visuais com esse jogo não vale muito a pena na minha opinião, e isso não quer dizer que o visual do jogo é ruim, longe disso. O jogo possui um visual cartoonesco totalmente em 2D. É visualmente muito simpático, daqueles jogos bem “bonitinhos”, assim como a sua trilha sonora. É tudo muito satisfatório, mas nada que supere ou fique abaixo das expectativas, e esse de fato não era o foco.
O foco do jogo é mesmo a gameplay e nisso ele brilha, e muito. Tudo no jogo é muito responsivo e te faz querer jogar sem parar. Leva algum tempo para conseguir pegar a prática e se adaptar aos diferentes tipos de inimigos, assim como as diferentes classes, mas quando se pega o jeito, tudo funciona de forma muito satisfatória.
Vale citar que o jogo possui seus menus e textos localizados em português, o que facilita muito o entendimento do jogo e melhora muito a experiência. É um jogo superdivertido, que vai ter render horas de diversão, algumas frustações, mas que no final, fica com um saldo muito positivo.
- Desenvolvedora: Cellar Door Games
- Plataformas: Xbox e PC
- Plataforma de Teste: Xbox Series S
- Data de Lançamento Inicial: 28 de abril de 2022
*Key recebida gratuitamente para teste.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Dolmen | REVIEW
Grapfic design is my passion.