GamesReviews

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga | REVIEW

Star Wars é uma das mais longevas franquias da cultura pop que existe, com diversas histórias marcantes nas mais diversas mídias existentes. Cheia de personagens e momentos icônicos que até mesmo aqueles que não possem nenhum afeto pela franquia conhecem.

Outra franquia/marca presente em diversas mídias e com, talvez, tanto sucesso quanto Star Wars (talvez até mais) é a LEGO. Uma empresa de brinquedos que ganhou muita notoriedade no seu setor, com todo o mérito que merece, utilizando as mais diversas franquias que existem e que foi pioneira em utilizar essas franquias dando sua própria cara.

Com certeza você conhece algum jogo de alguma franquia famosa que tenha um jogo LEGO, e uma das que mais faz sucesso é a LEGO Star Wars. O primeiro jogo foi lançado em 2005, e nos dois anos subsequentes foram lançados mais dois jogos chegando ao LEGO Star Wars: The Complete Saga em 2007. Esse foi o primeiro jogo que chegou para a nova geração daquela época, que eram os consoles PlayStation 3 e Xbox 360.

Esses jogos foram considerados por muitos os melhores jogos LEGO até o momento e toda essa qualidade fez a marca se tornar tão grande no mundo dos jogos quanto ela é grande no mundo dos brinquedos. E isso criou uma legião de fãs da franquia que transcendia a publico infantil.

E não só a franquia LEGO foi adiante como a Star Wars também. Chegando a nove filmes, na linha principal da franquia, novos jogos LEGO foram lançados para acompanhar esse crescimento e em 2022, um novo jogo que reúne todos os anteriores foi lançado…

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga não é apenas uma coletânea

O novo jogo da LEGO reúne todos os nove filmes já lançados, com algumas melhorias técnicas para o lançamento na nova geração. Pelo menos foi isso o que pensávamos, pois o resultado foi muito além disso, trazendo um jogo totalmente novo e expandindo de forma surpreendente os jogos anteriores.

Cada um dos jogos foi refeito do zero, o que fez eles serem bem reduzidos, afinal, alguns capítulos foram lançados de forma standalone, sendo um jogo completo para cada capítulo da franquia. Em Skywalker Saga, cada capítulo pode levar um mínimo de 2 horas, muito menos do que os jogos lançados individualmente. Porém, esse tamanho pode ser estendido bastante.

Isso porque cada um dos capítulos possui alguns HUBs sandbox bem grandes até, e neles podemos encontrar uma boa quantidade de missões secundárias que aumentam bastante e quantidade de horas para cada capítulo. E todas essas missões secundárias são muito divertidas, como de costume para os jogos LEGO que sempre tem como ponto forte a sua diversão.

Além desses HUBs, existem também áreas espaciais, na qual nos locomovemos com naves, e nessas áreas, poder seguir para outros planetas ou realizar algumas missões secundárias nessas áreas também, inclusive alguns que simulam guerras galácticas, que são bem divertidos por sinal.

lego star wars

Diversão é o termo que define o jogo, assim como ocorre com outros da franquia também. As histórias dos filmes são adaptadas de forma meio corrida, afinal, são muitos conteúdos englobados em um jogo só, mas isso não atrapalha em nenhum momento o andamento da história. Novamente, como de costume, temos muito humor nesse jogo, bem bobinhos por sinal, mas que não deixa de tirar boas risadas, como sempre. A personalidade dos personagens é muito bem definida e isso é elevado a outro nível quando vemos os dubladores originais dos filmes no jogo.

E falando em personagens, variedade é o que não falta nesse último jogo do LEGO Star Wars. Temos centenas e centenas de personagens disponíveis de diversos dos capítulos da saga Star Wars. Desde os personagens mais centrais até aqueles que pouco aparecem. É um fator que vai agradar muito os fãs da franquia. E eles não foram apenas trazidos dos jogos anteriores, cada um deles, mesmo os que já existiam, sofreram um redesign os tornando ainda mais bonitos e atuais, além é claro de deixar cada personagem ainda mais único. Ainda podemos criar alguns personagens, como de costume.

A jogabilidade sai da mesmice?

Se essa era uma das suas dúvidas, a resposta é sim. É o primeiro jogo LEGO que vejo e mudar bastante a jogabilidade de forma muito perceptível. Claro que existem alguns jogos LEGO que possuem uma jogabilidade diferenciada, como o LEGO Worlds por exemplo, mas no caso do The Skywalker Saga, foi refeito do zero, algo muito bem-vindo.

Cada personagem te seu tipo de arma, e isso varia muito a gameplay. A jogabilidade com armas foi muito aprimorada, deixando o gunplay muito mais natural e atualizado conforme as tendências do mercado. Também foi inserido um sistema de cover, no maior estilo The Division, onde nos escondemos e temos a opção de correr para outro local com apenas o pressionar de um botão. Além disso, cada tipo de arma tem uma jogabilidade diferente, no quesito tipo de tiro, velocidade, dano etc.

lego star wars the skywalker saga recebe uma data de lancamento e um novo trailer de visao geral

E não foram apenas as armas de fogo que sofreram uma reformulação, as armas brancas também. Seguem a mesma linha das armas de fogo, sendo únicas para diferentes personagens, porém, nesse jogo foi incluso um sistema de combos, que varia bastante a jogabilidade, e apesar de estar presente, não é obrigatório a utilização se não for do gosto do jogador. Mas visualmente chama bastante atenção, inclusive, existe até uma barra de combo na interface, para ver o quão importante foi para o estúdio a inclusão.

O jogo agora possui alguns elementos de RPG que também contribuem para a renovação dos jogos de LEGO, como por exemplo, todos os personagens possuem uma barra de vida, mas não foram excluídos os clássicos corações. Temos também batalhas com chefes mais elaboradas, mas apesar disso, a maioria é bem repetitiva, mas que tem espaço para evolução em futuros jogos da franquia.

Além disso, cada personagem possui alguns ataques especiais e eles podem ser evoluídos conforme liberamos novas habilidades na árvore de habilidades. O jogo possui uma árvore de habilidade principal e uma secundária, e cada uma evolui os personagens em diferentes aspectos.

Tem também alguns elementos de stealth em determinadas partes do jogo, onde alguns inimigos possuem uma barra de visão que é preenchida conforme nos aproximamos deles. E alguns personagens nos possibilitam vestir roupas dos inimigos para nos infiltrarmos, passando invisíveis por muitos momentos. Mas ao ser descobertos, alguns inimigos podem soar alarme informando a todos aqueles que passamos evitando combates.

Outra coisa que não pode faltar em jogos LEGO é o bom e velho coop que costuma estar presente desde os primórdios da franquia. Porém, por aqui só coop offline, mas caso queira jogar online com seu amigo, sem nem mesmo os dois precisarem ter o jogo, é possível no PlayStation. Para saber como, assista o vídeo abaixo que criamos com toda a explicação de como pode ser feito.

Como já dito, existem também sessões onde controlamos naves espaciais, e temos a disposição um imenso número de naves disponíveis, com velocidades, formatos e armas diferentes. A jogabilidade das naves é um daqueles pontos que também pode ser melhorados, pois é meio difícil de ser controlado, principalmente quando o padrão é o controle invertido, mas que pode ser alterado. Os HUBs sendo grandes também, possuem também alguns veículos, também diferenciados, para agilizar a locomoção.

Ao descobrir novos planetas, eles aparecem em uma espécie de mapa intergaláctico, possibilitando viagens rápidas, o que reduz consideravelmente o tempo de locomoção entre os mapas. Quando estamos no HUB, podemos continuar explorando ou escolher seguir com a história, e por isso, o tempo de conclusão varia bastante.

O LEGO mais belo já feito!

Agora entrando na parte visual, é sim o jogo LEGO mais bonito já feito, tanto em questão dos personagens como com os cenários. Como já dito, os personagens no jogo sofreram uma remodelagem, que os deixou muito mais bonitos visualmente e com maior resolução de texturas. Além disso, os personagens criados possuem muito mais diversidade que antes não era possível.

Não só houve melhorias no visual nos personagens como também nas animações. Cada um dos personagens tem pequenas animações que os tornam totalmente únicos, que não faria tanta diferença, mas só por ter esse capricho já eleva muito o nível de produção.

lego star wars the skywalker saga 04

Agora, indo para a parte gráfica dos cenários, é sem sombras de dúvidas o LEGO mais bonito já feito até o momento. Tanto quando os cenários são de LEGO propriamente dito quanto quando eles são com gráficos mais realistas. Eles não são apenas bonitos e variados, mas muito deles também reagem de formas diferentes aos personagens distintos. É um capricho que deve ser aplaudido. Ainda temos dois diferentes modos de desempenho, um com taxa de quadros travada a 30 e a 60 frames por segundo, mas não percebi uma diferença muito perceptível entre eles, talvez tenha a inclusão de ray-tracing no modo a30 frames, mas o menu não indica, pelo menos até o momento.

E a beleza não está apenas no visual! Não podemos esquecer que a trilha sonora da franquia Star Wars é uma das mais belas criadas na cultura pop, é muitas dessas músicas estão presentes no jogo, trazendo momentos que nos deixam sem fôlego. Os efeitos sonoros não evoluíram tanto e são padrão LEGO, mas nada que incomode pois são suficientemente bons.

lego star wars the skywalker saga preview 2

E então? Vale a pena?

Bom, você deve ter percebido que eu citei poucos pontos negativos no jogo, e esse fato em si já indica que o jogo possui muito mais qualidades do que defeitos, a ponto de ser difícil encontrar alguns. Não é perfeito, como nenhum jogo é, mas é feito com muito capricho e carinho pela TT Games, que está a anos tomando conta dos jogos LEGO.

É um jogo bem variado, divertido, bonito, com uma trilha sonora de arrepiar, dublagem impecável e muito humor. Vale o dinheiro investido pois o jogo é sinônimo de diversão, seja para aqueles que preferem jogar sozinhos como para aqueles adeptos do bom e velho coop com os amigos ou família.

  • Desenvolvedora: TT Games
  • Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X, PlayStation 5, Microsoft Windows
  • Plataforma de Teste: PlayStation 5
  • Data de Lançamento Inicial: 5 de abril de 2022

*Key recebida gratuitamente para teste.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – SONIC 2 | Conheça as ações de marketing que a Paramount está fazendo no Brasil

Análise

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %