Recentemente, a Sony tem promovido uma série de remasters e remakes de vários títulos, sendo que muitos fãs têm classificado essas iniciativas como desnecessárias. De maneira geral, esses são jogos relativamente novos, da geração anterior, o que gera insatisfação entre os jogadores, que acreditam que não faz sentido direcionar recursos para essas produções.
O título em destaque é Until Dawn, que será o foco da nossa análise. Mas será que realmente era necessário um remake? Com o relançamento deste jogo, decidi revisar a versão original, que joguei logo após a sua estreia, e não me lembrava muito bem de como era. Para minha surpresa… que jogo espetacular.
Until Dawn se manteve impressionante ao longo do tempo e, em certos aspectos, pode até parecer mais atraente do que o remake. É provável que espectadores menos familiarizados pensem assim, mesmo sabendo que várias das melhorias visuais da versão anterior derivam de soluções simplificadas, devido a restrições que não estão presentes nesta nova edição.
Com isso em mente, ao chegar neste ponto, o que tornaria esta nova edição mais atrativa, se até mesmo o design, que é crucial em relançamentos, traz dúvidas? No entanto, fiquei satisfeito ao notar, logo nos primeiros momentos, que realmente compensou, e não foi apenas por causa do design, que, de fato, está aprimorado.
Melhorado
A primeira coisa que difere nesta nova versão de Until Dawn é o novo conteúdo. O jogo começou muito melhor do que o primeiro, pois os novos recursos aumentaram a profundidade do jogo, sem mencionar que tornaram as coisas mais emocionantes (sim, emocionantes!).
O filtro de cor no começo do jogo é bem amarelo né, o sol se pôs. Se compararmos com o jogo original, parece bem diferente, com cores azuis. É uma daquelas coisas que me faz pensar que o jogo anterior é tão bonito neste caso, mas por outro lado, a nova versão é muito realista.
A iluminação do jogo também é mais realista, com feixes de luz vindos de caminhos claros e efeitos de sombra realistas. No jogo original havia muita inconsistência que o fazia parecer muito melhor, mas considerando a nova versão perde a imersão.Mas talvez o maior fator para minha imersão e entusiasmo tenha sido todo o departamento de som. No início as músicas que não estavam no jogo original nos inspiraram muito. Os efeitos sonoros são igualmente emocionantes, quer você tenha um bom áudio ou uma boa TV em casa..
Mudanças no jogo
Outra coisa que melhorou a experiência e é uma mudança profunda no jogo é que o jogo agora é em terceira pessoa com uma câmera sobre o ombro. Mas o primeiro jogo não foi em terceira pessoa? Claro, mas no estilo clássico de Resident Evil, nossos personagens se moveram através de vários pontos de vista e da câmera real.
Agora podemos controlar os personagens e a câmera do jogo, o que tornou o começo bem diferente por causa da nostalgia. A câmera fica tão próxima dos personagens, tão fechada que cria uma sensação de claustrofobia mesmo nas cenas mais abertas.
Essa mudança só é válida para remakes, mas o trabalho de Resident Evil está aí para comprovar, mesmo que seja um remake de jogos mais antigos. Mas esta mudança é uma prova inegável de que esta não é apenas mais uma remasterização. O jogo foi totalmente reconstruído do zero, incluindo um novo motor e um novo estúdio chamado Ballistic Moon.
Acessibilidade
O jogo original fez bom uso de todos os recursos do Dualshock 4, principalmente dos controles do giroscópio. Então agora, com o dualsense, em teoria, mais recursos podem ser implementados no jogo, certo? Mas na realidade o que acontece é diferente e tudo é simples.
Por exemplo, no primeiro jogo, quando atiramos em algo ou controlamos uma lanterna, a mira é controlada através do giroscópio (o sensor de movimento do controlador). Agora o jogo é tão simples que só podemos controlá-lo através dos botões de direção. Mas é melhor fazer isso facilmente.
Mas existem muitos recursos que tornam o jogo mais acessível, como ajuste de tamanho de legendas, ajuste de tamanho de ícones, legendas para dislexia, ajuste de música em movimento, ajustes de botão QTE (evento rápido) e muito mais. Tudo isto torna o jogo muito acessível a diferentes grupos-alvo.
Mas como funciona o jogo?
Bom, se você não conhece ou nunca jogou esse jogo antes, Until Dawn é um daqueles jogos que foca em escolhas, o melhor, quase. Ou seja, durante a conversa podemos tomar muitas decisões, e o efeito de cada conversa é muito profundo.
Neste jogo, as decisões serão muito diferentes, e há muitos QTEs, que têm muitas consequências para a história. Realizamos eventos multiplayer, nosso principal objetivo é garantir que o maior número de personagens sobreviva até o amanhecer, daí o nome do jogo..
Como disse acima, o jogo agora segue uma abordagem em terceira pessoa com uma câmera sobre o ombro, onde você pode caminhar por cenários (que são bem lineares), descobrir e interagir com elementos do mapa, e podemos atirar e acertar em vezes, mesmo na forma de QTEs.
Quanto ao jogo, acho que todas as mudanças foram bem-vindas, atualizando o jogo, deixando-o mais moderno e já deixando um caminho mais claro caso haja uma sequência, quem sabe?
A história continua igual?
Sem ser muito direto, a história é a mesma, mas temos algo novo. Como eu disse, algumas novas cenas foram incluídas no jogo, bem como novos finais. E para ser totalmente sincero, não houve muito o que mudar, afinal, esse jogo tem uma das melhores histórias do gênero games, e, novamente, talvez a melhor de todas.
Não quero comentar muito a história porque tem algumas cenas que se comentadas perderiam um pouco de experiência. Mas normalmente, um grupo de amigos se reúne em uma casa remota em uma montanha, um ano após um trágico acidente. Porém, coisas estranhas começam a acontecer, fazendo você lutar para sobreviver por várias horas.
Vale a pena jogar de novo?
Veja, como eu disse, joguei esse jogo há muito tempo e jogá-lo novamente agora me proporcionou uma experiência muito melhor do que no passado. Então para mim, todas as melhorias no jogo, o visual, a trilha sonora, todos os novos conteúdos, tudo tornou a experiência muito melhor.
E se esta é a primeira vez que você joga este jogo, então vale a pena. Este jogo é considerado um ótimo jogo e por boas razões. A história é cativante do começo ao fim e nada chata, praticamente venci em uma partida e poderia ter jogado por muito mais. Se quiser saber, terminei o jogo em cerca de 8 horas, mas é possível reduzir esse tempo para cerca de 6 horas ou mais..
Grapfic design is my passion.