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Sifu | REVIEW

Com um simples pano de fundo focado na perda e na vingança, Sifu coloca o jogador na pele de um personagem não nomeado, que testemunha o assassinato de toda sua família, morto por um ex-aluno de seu pai.

O jogo se passa 8 anos após os acontecimentos, onde você já está apto o suficiente para finalmente realizar sua vingança, ou será que não?

Mecânica

Com uma íngreme curva de aprendizado e um loop que dependendo de sua paciência e atenção, pode acabar se tornando eterno, Sifu trás para os jogadores um combate fluido, ambientes interativos e cenários que irão te deixar de queixo caído.

Sifu inova ao trazer um novo sistema para o Roguelite, que até então não me recordo de ter visto antes.

Seu personagem começa com 20 anos de idade, após morrer, será contabilizado uma morte, e você terá 21 anos. Após morrer novamente, será contabilizado duas mortes, e você terá 23 anos, e assim por diante.

sifu medalhao

Não há uma explicação tão plausível do porque você consegue fazer isso, apenas que é graças a um pingente que seu personagem carrega com si mesmo.

O pingente que você carrega há cinco medalhões que representam a quantidade de vezes que você poderá ressuscitar. A cada dez anos de vida, um medalhão irá quebrar, como são cinco no total, você terá cerca de 70 anos para alcançar a vingança.

Combate

Sifu trás um dos combates mais gostosos que já pude experimentar no mundo dos videogames. Um sistema maravilhoso – e muito difícil – de esquiva, porradaria comendo solta e muita calma nessa hora.

É evidente uma mescla do roguelite com um pouco da raiz do Beat ’em up, trazendo além de muita pancadaria, uma árvore de habilidades com inúmeros golpes e combos para serem realizados.

Sifu Arvore de habilidades

A cada esquiva e inimigo derrotado, você irá acumular uma quantidade de experiência, que podem ser gastas na árvore de habilidades ao morrer, ou ao acessar alguns totens durante a gameplay.

Vale ressaltar que ao chegar na idade máxima, acontecerá um “Game Over”, e as habilidades adquiridas serão perdidas por completo, exceto se você compra-las 6x durante a mesma vida.

Repetição

Bebendo da fonte dos jogos da FromSoftware, Sifu tem uma gota de repetição e um balde cheio de prazer.

Assim como em Dark Souls e outros jogos da franquia, ao decorrer da sua jornada você irá conseguir algumas pistas, chaves e descobrir segredos que ao repetir aquela fase, você irá conseguir passar por alguns atalhos.

sifu quadro de objetivos

Em seu “QG” há uma espécie de Quadro de Objetivos, onde mostra os seus inimigos – que são cinco, um para cada fase – e as pistas recolhidas em cada fase, que lhe auxiliaram em jogadas futuras.

Ao utilizar as pistas ao seu favor, algumas fases que você demorou 15-20 minutos para chegar até ao fim da primeira vez, agora duram menos que cinco minutos. Mas não se deixe levar, lembre-se que chegando mais rápido até o fim, o desafio será muito maior.

Direção de Arte

Uma das partes que mais impressionam em Sifu é a sua direção de arte, trazendo um design meio cartoonesco e uma grande variação de cenários e bosses.

Sifu The Club

O jogo vai do subúrbio até mesmo para as “florestas” e prédios luxuosos, além de trazer designs arrepiantes e tocantes de inimigos em cenários comuns e principalmente em cenas chaves da história.

A direção de arte do jogo vai muito além de cenários e inimigos, mas também através dos golpes que foram capturados por um Sifu de verdade, fazendo com que a imersão seja muito maior.

Dificuldade

Um dos pontos chaves de Sifu é a dificuldade e o aprendizado por trás da repetição, que tenta deixar o jogador imerso e fazer como um verdadeiro mestre do Kung-Fu: Ter calma e foco.

O jogo até o momento não trás nenhuma opção de dificuldade se não a chamada paciência, entretanto já foi confirmado através do Twitter que o jogo irá receber algumas opções de acessibilidade, inclusive uma dificuldade mais fácil e uma mais difícil:

Por mais que você tenha acesso à uma árvore de habilidades e a um totem que pode lhe dar algumas vantagens, nesse quesito, Sifu é um jogo completamente linear, não trazendo nenhuma build ou algo do gênero.

Um dos maiores prazeres de Sifu com certeza é a dificuldade a íngreme curva de aprendizado, que faz ser cada vez mais prazeroso derrotar um chefe e passar de fase, entretanto, isso com certeza irá afastar jogadores mais casuais.

Vale a Pena?

Já nos primeiros minutos de jogo, você entrará em uma cena de apresentação do jogo digna de cinema, onde o jogo irá lhe apresentar alguns golpes e te soltar em um dos jogos mais difíceis que já joguei.

Desde o primeiro momento eu já me apaixonei por Sifu e pude entender que ele é muito mais além que uma simples história de vingança, um combate beat ’em up ou um sistema roguelite.

Sifu não é para muitos, e nem para poucos, mas para mim, Sifu é um jogo indispensável para os amantes de jogos indies e que vale a pena reservar um pouco de resiliência para desbravar o novo universo da Sloclap.

*Key recebida gratuitamente para review

Sifu está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC via Epic Games Store.

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10

Prós
  • Combate
  • Trilha Sonora
  • Direção de Arte
  • Legendado em PTBR
Contras
  • Dificuldade

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