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Jogos com Mecânicas ÚNICAS

Selecionamos nessa lista alguns dos jogos que possuem algumas mecânicas que não encontramos em nenhum outro

A cada ano que passa, centenas e talvez milhares de jogos são lançados, dos mais diversos gêneros e com as mais diversas temáticas. Mas com essa grande variedade de jogos saindo em um espaço tão curto de tempo, alguns jogos acabam se tornando “cópias” um dos outros.

Não que todos sejam iguais, mas que seguem uma fórmula bem definida. E novamente isso não é ruim, longe disso. Um exemplo bom são os filmes da Marvel, que costumam ser bons e seguem uma mesma fórmula a muito tempo, e o mesmo ocorre no mundo dos jogos com o Forza por exemplo.

Mas essa lista serve para falar de alguns jogos que ousam sair dessa fórmula comum entre os jogos. São jogos que apresentam uma certa originalidade, e não se enganem, não é por ser diferente que será bom ou que será muito conhecido, mas nessa lista vamos tentar falar de alguns bons. Curiosos? Então vamos lá!

Sombras de Mordor / Sombras da Guerra

O primeiro jogo que vamos comentar é sobre o RPG inspirado e localizado no universo de Senhor dos Anéis. Estamos falando de Terra-Média Sombras da Mordor e consequentemente, Sombras da Guerra. Na maior parte do jogo, ele é bem semelhante a alguns outros jogos de ação em mundo aberto, como os jogos do Batman da Rocksteady, mas tem uma mecânica que ele criou e que até hoje não vimos em nenhum outro jogo.

Estamos falando do sistema Nêmesis, você sabe do que se trata? Bom, é uma mecânica presente no jogo, e não de forma gratuita, pois ela é muito importante para o desenrolar do próprio jogo. Mas como ele funciona? No jogo, o protagonista Talion é conhecido por todo os Orcs, já que é conhecido por eles que ele morreu e voltou dos mortos.

Por conta dessa fama, mais e mais Orcs vão atrás dele e isso só aumenta no decorrer do jogo. Quanto mais poderoso ficar e quanto mais Orcs caçar, mais Talion fica famoso e mais inimigos irão atrás dele. Um fato interessante é que depois de derrotar alguns Orcs, eles podem voltar buscando vingança, e com isso, podem até mesmo fazer alianças. Do primeiro jogo para o segundo, vemos uma boa evolução, mas imagino que se víssemos isso em outros jogos, poderia ser percebido uma evolução ainda maior, mas não é o que acontece até o momento.

Dreams

Um outro jogo que possui uma mecânica muito diferente é o Dreams, e aqui não se trata apenas de uma mecânica em si, o próprio jogo é inovador, se é que podemos chamar ele de jogo. O que é que Dreams tem de tão diferente que o torna único no mundo dos jogos?

Você, assim como eu, já deve ter sonhado em criar seu próprio jogo, com suas próprias ideias e personalidade, e é isso que o Dreams permite. E você pode pensar, existem outros programas ou jogos que me permitem criar fases etc., como por exemplo, Super Mario Maker. Porém, Dreams vai além, muito além e te permite fazer um jogo a sua maneira.

Design das fases, perspectiva, modelagem dos personagens jogáveis, história, trilha sonora, se o jogo vai ser 2D ou 3D, mecânicas e muito mais. Tudo isso é possível fazer em Dreams, seja da forma mais simples como da forma mais complexa, sua imaginação é o limite. Claro que isso dá um certo trabalho, mas muitas pessoas do mundo tiveram esse trabalho e criaram jogos incríveis, inclusive com visuais muito bonitos. E se você não quer se dar ao trabalho de criar jogos, você ainda tem a possibilidade de explorar e jogar todas as criações presentes em Dreams.

Minecraft

Um jogo que não poderia faltar nessa lista, não é mesmo? Hoje em dia podem até ter jogos que tentem ser o que ele é, fazer o que ele faz, mas nenhum consegue chegar perto daquilo que ele conseguiu fazer e ser. Mas se você estava em outro planeta e não sabe o que ele é, vamos a uma pequena explicação.

Lançado originalmente em 2011, Minecraft é simplesmente o jogo com mais unidades vendidas em todos os tempos, e o que leva o jogo a ter tamanho sucesso? Eu diria que é a liberdade que ele te dá. Nele, nós nos encontramos em um mundo totalmente destrutivo que podemos moldar de acordo com a nossa escolha.

Você pode exercitar a sua imaginação das mais diversas formas possíveis, podendo criar o que quiser no modo criativo ou tendo que enfrentar todas as adversidades que o mundo te impõe no modo sobrevivência. E tudo fica mais divertido quando se joga com os amigos, possibilitando criar em conjunto com os outros mundos incríveis, ou até mesmo seguir a história do jogo. Possibilidades são o que não faltam em Minecraft.

Death Stranding

Mais uma vez o Kojima nos surpreende com a sua mente maluca e criativa. Death Stranding à primeira vista não se mostra um jogo muito diferente, pois na sua fase de marketing, nem mesmo sabíamos do que o jogo se tratava, sabíamos apenas que ele estava sendo desenvolvido pelo Hideo Kojima e que tinha um elenco estrelado nele.

Death Stranding é um jogo totalmente fora do comum, e isso causou uma certa estranheza em alguns jogadores que até hoje desdenham um pouco dele, mas em outra parte dos jogadores, o jogo é adorado. Mas o que tem de tão diferente nele? Diferente de outros jogos que “pregam” a desunião, onde sempre estamos lutando com os outros, Death Stranding tem como principal ponto criar laços com os outros.

Com esse objetivo, em Death Strading criamos conexões com outros NPCs em um mundo desolado realizando tarefas de entregas ao estilo correios (kkk). Temos um grande mundo, e percorremos todo ele para realizar as entregas. Mas não é tão simples como parece, no mundo encontramos diferentes terrenos que dificultam a nossa travessia, além de outros obstáculos como inimigos que tentam roubar a nossa carga.

Como criar laços é o foco do jogo, podemos fazer isso com outros jogadores por meio de criações no mapa que facilitam a travessia dele. Essas criações podem ser acessadas por outros jogadores ao redor do mundo, e assim, o que você criar para ajudar a si mesmo a realizar as entregas, vai poder auxiliar também outros jogadores, e o mesmo ocorre com você que pode utilizar as criações de outros. Em determinados momentos, isso é tão gratificante que realmente parece que criamos um laço com o outro jogador.

A Way Out & It Takes Two

O penúltimo jogo que vamos falar aqui, para você ver como é difícil encontrar jogo diferenciados, é o A Way Out e o It Takes Two. Lançado em 2018, A Way Out é um jogo com foco na narrativa, mas que apresenta um foco ainda maior no jogo cooperativo, o que também ocorre em It Takes Two, lançado em 2021. E nesses jogos, o cooperativo não é nem uma opção, não tem como jogar ele se não for com uma outra pessoa. Nesse caso é até um ponto um pouco limitador, mas que com certeza vale a pena.

Mas muitos jogos já podiam ser jogados em cooperativo, o que eles têm de diferente? No caso de A Way Out e mais recentemente em It Takes Two, cada jogador controla de um personagem no jogo, e cada um desses personagens tem uma personalidade totalmente diferente, e eles se complementam no decorrer do jogo.

No caso do It Takes Two, em alguns momentos os personagens possuem até mesmo mecânicas diferentes que podem ser utilizadas em conjunto, criando uma sensação de química que não se encontra em nenhum outro jogo até o momento. Por isso e por sua história que também gira em torno dessa cooperação, que A Way Out e It Takes Two são únicos.

The Medium

O último jogo que falaremos aqui é o The Medium, um jogo de terror em terceira pessoa. Infelizmente, vivemos uma fase carente de bons jogos de terror, principalmente aqueles com boa qualidade e The Medium veio para tentar suprir essa necessidade trazendo uma mecânica que não é tão inovadora assim, mas que antes não era possível por conta das tecnologias da época.

Lembra que em Silent Hill tínhamos dois mundos que se tratava do mesmo lugar, mas que tinham uma diferença visual bem perceptível? É isso o que ocorre em The Medium, só que diferente do que ocorre em Silent Hill, aqui os dois mundos são renderizados ao mesmo tempo. O que isso proporciona? Podemos ver o que ocorre em ambos os mundos ao mesmo tempo, e interagir com coisas que podem estar disponíveis em um, mas não em outro, ou andar em lugares que é possível em um e no outro não. É uma ideia boa, mas que na minha opinião, não foi muito bem executada. Não que funcione mal, mas que está ali de forma gratuita, isso, é claro, na minha opinião.

Um bônus…

Vamos falar de um jogo bônus, que na realidade traz um personagem inovador que até hoje não vimos outro que aja da mesma forma. Estamos falando de The Last Guardian e o personagem que me refiro é o Trico. O que faz dele tão especial? O fato de ele ter a mentalidade de fato de um pet, e isso é muito legal, mas ao mesmo tempo pode ser um pouco estressante para outros jogadores.

Fumito Ueda e a equipe da GenDesign quiseram trazer a sensação de ter um pet ao seu lado nessa jornada, e temos ele seja para o lado bom e para o lado ruim. Tendo uma personalidade de pet, Trico faz o que quer quando quer e isso atrapalha um pouco quando precisamos que ele faça alguma coisa e ele simplesmente não quer.

Mas isso faz parte da jornada, pois conforme avançamos nela e criamos um laço maior de confiança com ele, também nos entendemos melhor e ele nos obedece de forma mais fácil. Mas esse também torna toda a relação entre o jogador e o Trico muito mais pessoal e mais próxima, e nesse ponto o jogo é de fato inovador.

Tem algum outro jogo que você colocaria nessa lista e que sentiu muita falta? Conta aí nos comentários, que sabe não façamos uma segunda parte?

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