Hot Wheels Unleashed é um jogo de corrida divertido, bonito, nostálgico, viciante e muito mais! Se liga na nossa análise desse jogo incrível!
Desenvolvido e distribuído pela Milestone, Hot Wheels foi anunciado de forma tímida e reservada, sem nenhum evento ou alarde. Mas por ser um jogo dessa grandiosa franquia de brinquedos que atingiu e atinge diversas idades e gerações, logo as pessoas tomaram conhecimento de sua existência, e sua aparente qualidade o deu uma certa notoriedade.
Devo ser sincero com vocês, eu esperava demais por esse jogo, não por achar que ele poderia ser um bom jogo ou eu seria divertido, mas por se tratar de um jogo da Hot Wheels. Lá na minha infância, nos anos 2000 mais ou menos, os carrinhos eram uma febre, muito por serem bem-feitos, baratos (na época custavam R$5,00) e possuírem uma variedade incrível. Sempre lançavam novas coleções, o tornando um produto muito suscetível a coleções.
A Mattel, detentora dos direitos da franquia, é um grande player nesse mundo dos brinquedos, e quando digo grande, é grande mesmo. Vou citar algumas franquias que ela criou e que, com certeza, pelo menos uma delas você deve conhecer: Max Steel, Barbie, Polly Pocket, Monster High, Mestres do Universo (também conhecido como He-Man), entre outros. Conhece algum? Ou todos? Se trata de uma empresa muito criativa, e assim como cada uma de suas criações, Hot Wheels tem algo de especial, e o mesmo ocorre com o jogo.
Então, por ser algo que remete e minha infância, eu já fiquei bem interessado com esse jogo, mas quando eu vi o visual dele, aí então que fiquei devidamente hypado. Já que comentei sobre o visual, vamos adentrar nessa parte do jogo, que para mim, é disparado um dos pontos mais fortes que encontramos nele, apesar de que eu não sei posso dizer algum ponto fraco, mas como nenhum jogo é perfeito, o mesmo deve valer para esse.
Audiovisual
Então, naquele mesmo primeiro trailer de anúncio, vimos pela primeira vez seu visual in-game, e é simplesmente de cair o queixo, principalmente para aqueles admiradores/colecionadores da franquia. É um visual que remete muito ao realismo, mas isso não quer dizer que é um daqueles jogos com gráficos ultrarrealistas. Ele é realista, mas ao mesmo tempo consegue ter uma cara de jogo, não sei se dá para entender falando dessa forma.
Para ser mais claro, a intenção do jogo era nos colocar no controle daqueles carros que as pessoas colecionavam, que na realidade mesmo, se inspiravam algumas vezes em carros da vida real, mas que por serem brinquedos, seus visuais eram de certa forma, lúdicos. O mesmo ocorre em Hot Wheels Unleashed.
Eles tinham esse objetivo e conseguiram cumpri-lo de forma muito satisfatória. É um jogo de videogame, mas ao jogá-lo, se tem a sensação de que se está controlando um daqueles carrinhos de fato. Ficou um visual muito agradável, para aqueles que não estão inseridos na franquia e principalmente para aqueles que estão. Mas eles não pararam por aí.
Se você, assim como eu, era um colecionador desses carrinhos, você vai pirar com os carros que estão nesse jogo. São ao todo 66 carros disponíveis no jogo, que vão desde carros reais a carros com design que só a Hot Wheels poderia fazer. E muitos desses carros, se não todos, já foram vendidos ou está sendo, muitos deles são “clássicos”. Vê-los em um jogo e poder controlá-los ainda, é uma sensação indescritível.
A Hot Wheels, apesar de ser uma franquia de brinquedos, possui uma vasta gama de parcerias com empresas do ramo automobilístico e até de outras áreas. Então, nesse jogo, você vai poder encontrar carros de diversas marcas como Dodge, Mini, Fiat, Ford, Audi, Honda, entre outros. E não apenas isso, também tem carros de franquias como De Volta para o Futuro, Batman, Tartarugas Ninjas, Batman, Snoopy, e é claro, os carros originais Hot Wheel. E essa lista tende a aumentar com a vinda de futuras DLCs.
Mas eles não trouxeram só os carrinhos, que é sua marca registrada. Na realidade mesmo, eles nunca se limitaram a eles, a Mattel também criou diversas pistas, das mais criativas, com sua característica pista laranja (que também possui outras cores), seus caminhos acrobaticos e aquilo que mais chamava a atenção nas pistas, que eram os monstros, e em Hot Wheels Unleashed, existem vários deles. Novamente, alguns inspirados na realidade e outros criados especialmente para o jogo.
Tudo o que falei até agora, me conquistou muito pela nostalgia, mas deixando ela de lado, o jogo tem um visual muito competente. As pistas possuem suas texturas bases que variam de cores e formatos, mas possuem um certo padrão, e para diferenciar elas, além do trajeto, foram disponibilizados seis diferentes cenários, cada um com suas especificidades.
São eles: Garagem, Skycraper, Skatepark, College Campus, Track Room e Basement. São cenários que tem elementos, visual e iluminação distintos, e isso tem uma grande influência no visual final do jogo. As pistas, assim como os carrinhos, têm efeitos de reflexo bem realistas e bonitos, muito próximos ao ray tracing de tão bonitos que são. E cada cenário tem seu próprio tom de luz, dando uma sensação diferente de ser correr em cada um deles.
Além da iluminação bem-feita causar um efeito positivo, os cenários também são bem modelados e cada um deles é muito diferente um do outro. Além disso, os carrinhos não são limitados a correr apenas nas pistas, podendo correr também nesses cenários, e nos diferentes elementos que ele oferece.
Agora, um ponto que fica um pouco abaixo na questão audiovisual é a trilha sonora. E isso não quer dizer que ela é ruim, só não está no mesmo patamar que o visual. E apesar disso, não é nenhum demérito do jogo pois ela é muito competente. Está sempre presente, apesar de ser repetitiva, em nenhum momento ela chegou a incomodar, pois o jogo te prende tanto que o jogador nem percebe que ela está ali. E aí eu não sei se, por ser imperceptível, ela é muito boa a ponto de encaixar perfeitamente com o jogo ou se ela é apenas esquecível. Mas novamente, no que ela se propõe, é muito competente.
Jogabilidade
Passando da parte audiovisual, vamos falar um pouco sobre a jogabilidade que encontramos nesse jogo. E agora fica a dúvida: disse anteriormente que a parte visual era de longe o ponto mais positivo, mas agora, lembrando da jogabilidade, acho que essa afirmação pode ser equivocada. Ou não. E isso é mais um ponto positivo né? O jogo tem dois pontos tão fortes que é difícil dizer qual deles é o mais forte.
Sendo um jogo de corrida, que parte basicamente da mesma base em todas as partidas, ele tem que ter algo que faça cada uma das corridas ser especial, a ponto de te fazer querer mais. E eu tenho quase certeza de que essa coisa que te faz querer jogar e jogar é a IA dos adversários, mas vamos por parte. Primeiro, vamos falar um pouco da estrutura do jogo.
O estúdio envolvido por trás do jogo, Milestone, é um estúdio focado em jogos de corrida e com um extenso currículo de franquias famosas, como WRC, RIDE, Moto GP, MXGP, entre outros. Com uma estúdio desses, é esperado uma qualidade minimamente boa, e posso dizer que eles entregam o que é esperado.
Como em qualquer jogo de corrida, nós podemos acelerar e frear o carro, além de controlar a direção dele. E por ser um jogo arcade, tem algumas outras coisas que podemos fazer, como usar o turbo por exemplo. E a jogabilidade varia bastante de carro para carro, pois cada um deles tem seus próprios atributos, como velocidade máxima, aceleração, frenagem e controle. E existem algumas variações de variações, como no caso do turbo, que pode mudar de comportamento de acordo com o carro. Então, variações é o que não faltam aqui.
O jogo tem um aspecto muito presente, que é algo tão presente que é meio que um definidor em questão de jogabilidade, pois não existe uma corrida que você não vá fazer isso. Estamos falando do drift. O jogo é muito baseado em drift, pois cada uma das pistas possui uma grande quantidade de curvas e acrobacias, e se não fizer o drift, com certeza vai ter muita dificuldade em chegar em primeiro lugar.
Mas apesar disso, é um jogo muito acessível. A jogabilidade é simples e de rápida aprendizagem, na primeira corrida, já é possível pegar todas as manhas do jogo. É claro, aqueles menos experientes vão precisar de um pouco de prática para pegar o sistema do jogo, mas acredite, até isso nós analisamos com uma pessoa que costuma jogar videogames, não apenas jogos de corrida. E depois de três ou quatro tentativas, já deu para pegar um pouco da prática.
Gostaria também de citar brevemente algo que acredito estar preso apenas ao PlayStation 5, que foi onde analisamos. Se trata das funções do Dualsense, que estão presentes aqui, principalmente os gatilhos adaptáveis. Antes do início das corridas, a pressão que o gatilho faz é semelhante ao funcionamento de um motor, o que dá uma imersão ainda maior, assim como o peso ao frear o carro.
Então, vamos retornar ao início dessa sessão da análise, onde citei que a IA do jogo era a parte que tornava cada corrida especial. Fiz essa afirmação pois a IA que encontrei nesse jogo seja talvez uma das melhores que vi nos jogos de corrida que testei até hoje. É claro, assim como acontece em alguns jogos, como Need for Speed, em alguns momentos os carros vêm para cima de você como se não tivesse nada ali, mas isso não ofusca os pontos positivos dela.
Cada uma das corridas que corri foram extremamente disputadas, e isso independe do nível que você selecionar, que são bastante a propósito. E independe dos níveis do carro que controlamos. Todas, sem exceção foram muito disputadas, exceto aquelas com níveis muito altos, que sinceramente, eu não dei conta.
Para ainda mais varrições em jogabilidade, o jogo possui modos de jogo single player e Multiplayer. Os modos single player são distribuídos em HW City Rumble, que seria o modo carreira do jogo. Nele, nós percorremos um mapa com diversas corridas que dão dinheiro e pontos de engrenagens. O dinheiro é utilizado para fazer compras (obviamente), mas entraremos nesse ponto mais para a frente. As engrenagens servem para fazer upgrades nos veículos.
No modo HW City Rumble, existe um total de 52 corridas convencionais, com 12 corredores, e 32 corridas contra o tempo. Além disso, existem alguns segredos distribuídos pelo mapa. Após realizar algumas corridas, enfrentamos um boss, que são aquelas corridas com monstros citadas anteriormente, e elas são distribuídas em um total de 5 corridas. Esse tipo de corrida, só dá para passar chegando em primeiro lugar, e geralmente possui alguns outros elementos de gameplay variados, como sessões da pista que diminuem a velocidade e obstáculos.
Os outros modos para um jogador são os já citados a pouco. Modo corrida rápida, onde escolhemos o carro e a pista, que são compradas também, e nela competimos com outros 11 corredores para chegar em primeiro lugar. E tem o modo time attack, onde corremos nas pistas com um tempo de travessia definido e enquanto não atingirmos aquele tempo pré-determinados, não terminamos a corrida.
Se tratando do modo multiplayer, existem dois modos padrões. O modo de corrida normal, onde são corridas com até 12 jogadores simultaneamente, podendo ser realizado em sessões públicas e privadas. E existe um modo, esse que faz muito falta hoje em dia, que é o modo de corrida em tela dividida onde podemos jogar com até dois jogadores no mesmo videogame. Ambos os modos de jogo funcionam muito bem.
Coleção, customização e construção
Anteriormente, citei que dinheiro que adquirimos no jogo servia para comprar novos carros, além das pistas, e de fato, ele serve para isso, mas não é tão simples assim. Esse é mais um dos pontos negativos na minha opinião. Existem alguns carros que podem ser comprados, mas a maioria deles só podem ser adquiridos em loot boxes.
Eu consegui alguns carros para a minha coleção, e não precisei gastar nem um real para isso, porém, recebi alguns carros repetidos. No decorrer do modo City Rumble e no início do jogo, recebemos algumas caixas para abrir, mas isso não ocorre com muita frequência, sendo limitado a ter que comprá-las. É claro, recebemos dinheiro jogando, mas a quantidade é pouca em relação ao custo das caixas, então, vai ser necessário jogar bastante caso queira ter uma grande coleção de carrinhos no jogo.
Mas ao adquirir os carros, se tem aquela sensação agradável de ser mais uma conquista na nossa coleção. Depois de adquiridos, podemos visualizá-los, obviamente, correr com eles, fazer upgrades utilizando os pontos de engrenagens, o que aumenta o nível deles (são três níveis, comum, raro e lendário) e a parte mais legal que é customizá-los.
A customização nesse jogo é uma parte bem divertida, pois podemos personalizar cada carrinho de acordo com a nossa vontade. Podemos personalizar cada uma das suas partes, mudando as cores, tipos de materiais e adicionar uma vasta variedade de adesivos. E não só os carrinhos podem ser customizados, como também o nosso armazém.
O armazém é como se fosse o quarto do dono dos carrinhos, e nele nós podemos alterar cada uma das paredes dos diversos cômodos do armazém, assim como suas pilastras e coisas encontradas nele, como por exemplo, um fliperama. Além disso, algumas corridas do modo City Rumble nos dão alguns troféus e nós podemos deixá-los a mostra no armazém.
Então, vamos para a última parte de análise, que é a mais complexa que encontramos no jogo. Estamos falando da construção. O jogo possui um sistema complexo de construção de pistas, onde criamos ela do zero. A quantidade de possibilidades que se tem de criar é impressionantemente grande, e conforme jogamos o City Rumble, ela aumenta ainda mais.
As pistas de boss por exemplo, após concluídas, liberam o modelo do monstro para que seja adicionado em futuras criações. Além disso, ao criar podemos selecionar o cenário que a pista vai se localizar, e isso aumenta o leque de variações possíveis nas construções, visto que cada cenário possui seus elementos próprio, além dos seus diferentes visuais.
Após finalizada a criação, podemos testar e validar a pista. Estando tudo certo, damos um nome a pista e colocamos algumas tags sobre suas características, por exemplo, se ela tiver muitas curvas fechadas. Após isso, salvamos e compartilhamos com a comunidade, para que outros jogadores possam também testar as nossas criações. O mesmo acontece com os visuais que criamos para os carros.
Conclusão
Então, finalmente chegamos à conclusão dessa análise e tenho certeza de que a palavra que mais usei nele foi “variação”. Então, uma última vez, digo que o jogo pode te prender por muito tempo, até mesmo te viciar, pois é um jogo muito divertido e variado, o que evita a sensação de repetição que poderia vir com o tempo.
Além disso, seu visual é algo que é muito bem desenvolvido, é atrativo tanto para aqueles que buscam um visual decente quanto para aqueles que assim como eu, se interessaram por conta de toda a nostalgia que o jogo possui. E se isso não foi o suficiente, ele ainda possui um robusto modo de criação. Então, o jogo é mais do que recomendado. É um jogo muito divertido e que com certeza vai valer o dinheiro para sua aquisição.
Hot Wheels Unleashed está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch, Xbox Series X, Microsoft Windows
*Key cedida para análise
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