Tell Me Why é o novo jogo narrativo da DONTNOD onde nossas escolhas definem o rumo da história e dos personagens
Desta vez, vamos acompanhar o laço entre dois irmãos, Alyson e Tyler, que vão usar uma estranha habilidade sobrenatural para revisitar memórias e descobrirem a verdade sobre a morte da sua mãe. Dos criadores de Life is Strange, Tell me Why chega exclusivamente para XBOX e PC, trazendo uma experiência parecida com Life is Strange no quesito narrativo e na história dividida em capítulos porém com uma abordagem completamente diferente.
A HISTÓRIA DE TELL ME WHY
O jogo é centrado nos gêmeos Alyson e Tyler que viajam para sua casa no Alasca onde viveram suas infâncias e devem aceitar os acontecimentos do passado, e principalmente Tyler, que fez uma transição para o sexo masculino desde então. A história envolve como a situação da infância influenciou o desenvolvimento de Tyler e os efeitos em sua mãe. A DONTNOD afirmou que Tyler é o primeiro personagem transgênero jogável de qualquer estúdio importante, e que eles trabalharam em conjunto com a GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) no intuito de torná-lo uma “representação autêntica da experiência trans”.
No jogo, o jogador revisitará partes da antiga casa com os dois gêmeos e experimentará visões e memórias separadas do que aconteceu no local, com cada gêmeo tendo lembranças diferentes dos eventos. O jogador tomará decisões para ambos com base em qual versão dos acontecimentos passados acreditar e que desse modo, afetará os resultados do jogo.
IMERSÃO, SENTIMENTOS E O PESO DAS ESCOLHAS
Já de início podemos sentir a imersão que Tell Me Why quer trazer para os jogadores com a sua trilha sonora sempre no estilo mais sentimental possível assim como os jogos anteriores da DONTNOD; Após os irmãos Alyson e Tyler terem seu reencontro após 10 anos afastados por culpa dos acontecimentos no Alasca, o jogo nos colocará ao comando de Tyler por pelo menos uma hora de jogatina onde iremos ter alguns momentos de lembranças através de conversas enquanto atravessamos o lago em cima de uma balsa.
Nesse primeiro momento já podemos presenciar uma mecânica nova e muito bem vinda ao game, algumas escolhas durante conversas aleatórias que aparentemente de primeiro momento não é algo tão impactante emocionalmente entre os personagens porém que trará mais sabedoria e curiosidade ao jogador, mas ao mesmo tempo ainda teremos as escolhas de sempre em momentos cruciais onde causarão o conhecido efeito borboleta dos jogos anteriores.
QUEM É TYLER RONAN?
Até os dez ou onze anos, Tyler viveu com sua mãe, Mary-Ann, e sua irmã Alyson. Tyler foi designado feminino ao nascer, mas se identifica como masculino. Quando criança, Tyler se assumiu para sua irmã Alyson, que o apoiou e o aceitou. Tyler também se assumiu para sua mãe na época porém de acordo com Tyler, a mãe dele não o apoiava emocionalmente.
Um dia, quando tinha dez ou onze anos, Tyler saiu e correu para a entrada do galpão ao lado da casa dos Ronan. Olhando pela porta, ele viu sua mãe, angustiada, virar-se para ele com uma arma e ele então, saiu correndo assustado.
Nesse dia, Mary-Ann morreu e Tyler foi enviado para o Fireweed Residential Center, um centro para jovens problemáticos.
QUEM É ALYSON RONAN?
Alyson cresceu em Delos Crossing, na zona rural do Alasca, na companhia de seu irmão gêmeo Tyler. Quando crianças, Tyler e Alyson perceberam que tinham uma conexão sobrenatural chamada “o vínculo”, que lhes permitia compartilhar pensamentos e sentir os sentimentos um do outro. Quando Tyler revelou a ela que ele é transgênero, Alyson apoiou, confortou e estava lá para Tyler.
Em algum momento de sua infância, Alyson e Tyler criaram um jogo de tabuleiro semelhante a rampas e escadas chamado Luge e Tramway. Alyson também criou o Livro dos Goblins.
Após a morte de sua mãe, Alyson e Tyler se separaram – Tyler foi rotulado como um jovem em risco e foi morar em Fireweed, enquanto Alyson viveu com o delegado e seu pai adotivo, Eddy Brown.
REVIVENDO O PASSADO
Alyson e Tyler decidiram que iriam começar uma vida nova, esquecendo os acontecimentos do passado; Para isso eles iriam vender a casa que era de sua mãe, consequentemente eles precisaram retornar à Delos Crossing, uma cidade na zona rural do Alasca para poderem pegar os pertences de sua mãe que pretendiam guardar e os seus pertences de quando eram pequenos.
A partir desse momento o jogo começa a nos deixar em um misto de emoções através de flashbacks ou de lembranças utilizando o poder dos irmãos, além de transmitir isso muito bem com objetos encontrados no interior da residência.
TELL ME WHY É A NOVA FRANQUIA DE SUCESSO DA DONTNOD?
Life is Strange hoje é um dos principais jogos que trazem para o jogador o efeito borboleta, onde suas escolhas fazem a diferença na narrativa do jogo; porém Tell me Why não fica atrás, na verdade fica até muito na frente de LiS. Trazendo lindos gráficos para o jogo – muito melhores que Life is Strange 2 -, uma trilha sonora impactante, uma hud limpa e bonita, uma nova mecânica de escolhas e uma história que consegue te deixar vidrado por horas;
Tell Me Why consegue trazer em seu primeiro capítulo uma incrível narrativa que consegue te pegar emocionalmente ou no mínimo te deixar curioso através dos ótimos atores e dos cenários e ambientes muito bem desenhados além dos colecionáveis na quantia certa que não irão te deixar cansado ao caça-los por completo.
Tell Me Why é mais um jogo de escolhas, porém não um símples jogo de escolhas e sim talvez o melhor jogo da DONTNOD feito até o momento já que Twin Mirror pode pegar o trono em breve; O jogo consegue te deixar curioso, aflito e te pegar emocionalmente em inúmeros momentos além de conseguir desenrolar a história de uma maneira natural sem ser cansativo ou chato, contém uma trilha sonora gostosa de ouvir, gráficos e cenários lindíssimos para se apreciar e uma narrativa envolvente do nível que a DONTNOD sempre traz.
Tell Me Why: Capítulo Um já está disponível para Xbox One, PC e já está incluso no Xbox Game Pass. / Cópia do jogo cedida gratuitamente pela Microsoft/Xbox para Análise!
SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Banco do Brasil oferece consórcio gamer de até 11 mil reais
Colunista, Reviewer e Streamer da Nerds. Apaixonado por Jogos, Filmes e Séries, mais especificamente apaixonado por Assassin’s Creed e Harry Potter.
19 anos e um milagre aconteceu.
Twitter: @otaldomarcosh