GamesReviews

Days Gone Remastered | REVIEW

Lá em 2019 tive a oportunidade de testar Days Gone, um jogo da Bend Studio, conhecida anteriormente por jogos com Bubsy 3D, Syphon Filter e alguns jogos para portáteis como Resistance: Retribution e Uncharted: Golden Abyss. Confesso que na época, não sabia nada sobre este estúdio, mas tudo o que via ser apresentado de Days Gone, era bastante promissor.

Finalmente, com o jogo lançado, fui viver as aventuras de Deacon St. John, e devo admitir que me afeiçoei bastante ao jogo. Não é um jogo espetacular e marcante, mas é um daquelas que é diversão garantida. Costumava olhar para este jogo como um dos melhores exemplares de jogos realistas da Unreal Engine 4, mas ele não caiu nas graças dos críticos.

1 2

Lançamento conturbado

Naquela época, o estado que o jogo saía era bem definidor em relação a sua nota no Metacritic. Um exemplo disso era o Batman Arkham Knight, que foi um jogo excelente com um visual sensacional, porém, saiu cheio de problemas de performance, o que o fizeram ter uma nota que não condiz com a qualidade do jogo e inclusive o tirando da disputa pelo GOTY (tudo bem que 2015 foi um ano excelente para jogos, mas ainda assim, daria espaço para ele).

Em 2019 tivemos a vitória de Sekiro: Shadows Die Twice, mas creio que Days Gone tivesse qualidade suficiente para pelo menos entrar entre os indicados a jogos do ano. O que não ocorreu pois o jogo saiu com muitos problemas de performance. Eu devo admitir que, na minha jogatina, não tive problema algum de performance, talvez já tivessem sido resolvidos em patches.

3 2

Volta por cima

Porém, depois de anos de lançamento, o jogo começou a ter o seu devido reconhecimento, podendo ser definido como um jogo “cult”. As pessoas começaram a jogar e tirar suas próprias conclusões, ainda mais quando ele entrou na Plus. Mas o reconhecimento não parou por aí.

Days Gone foi um dos primeiros jogos da PlayStation a serem lançados para PC, e apesar de não ter tido um alarde muito grande, foi um dos maiores sucesso da Sony nessa nova empreitada. Inclusive, com um clamor dos fãs por uma sequência, que cada vez parece menos improvável, mas a esperança é a última que morre.

7 scaled

Um clichê bem-vindo

O jogo da Bend Studio é mais um dos jogos com foco em narrativa da PlayStation, em um futuro pós-apocalíptico onde o mundo foi tomado por um tipo de zumbi, aqui conhecido como frenéticos. Em 2017, Deacon St. John, sua esposa Sarah Whitaker e o amigo Boozer tentam fugir de um surto viral que transforma pessoas em criaturas canibais (“frenéticos”). Sarah é ferida e evacuada pela NERO, enquanto Deacon e Boozer ficam para trás. Dois anos depois, Deacon acredita que Sarah morreu e, junto com Boozer, sobrevive como caçador de recompensas em Oregon.  

Após Boozer ser gravemente ferido por uma seita que idolatra os frenéticos, o RIP, eles se instalam no acampamento Lost Lake. Conflitos com a seita, liderada por Carlos (um antigo conhecido de Deacon), levam Deacon a destruí-los. Paralelamente, Deacon descobre que a NERO ainda opera e que Sarah pode estar viva. Uma história teoricamente simples, mas que é suficiente para nos manter entretidos. SPOILER: o jogo termina com um cliffhanger gigantesco que, até o momento, não vamos ver onde vai dar.

4 1

Ótima Gameplay

Days Gone é um jogo de mundo aberto em terceira pessoa, no qual podemos lutar corpo a corpo com os inimigos, além de ter uma ampla variedade de armas e itens arremessáveis. Além disso, temos uma fiel companheira em toda a gameplay: nossa moto, que é personalizável visualmente e em termos de performance.

E o diferencial deste jogo é a existência de hordas gigantescas de frenéticos, basicamente enfrentamos exércitos inteiros de zumbis. Existem diversos jogos com quantidades absurdas de inimigos, mas não conheço um que tenha inimigos tão detalhados sem prejudicar a performance do jogo. Acho este recurso realmente impressionante.

5 1

Precisava de um remaster?

O jogo já era muito bonito em seu lançamento e continua bonito até hoje, mas como tem sido costume da Sony, o jogo foi remasterizado. Mas a remasterização vai além da questão visual. Os modelos dos personagens continuam o mesmo, mas agora, no PS5, temos uma melhoria significativa na resolução e taxa de quadros.

Existem 3 modos de jogo, se possuir um PS5 Pro. No PS5 base, temos o modo performance, que tem a resolução 1440p (famoso 2K) com alvo em 60fps, modo qualidade em 4K nativo com alvo em 30fps. Já no Pro, o modo desempenho vai para 1880p/60, qualidade 2880p (incríveis 5K) e um modo aprimorado em 1584p/60 utilizando o PSSR.

6

 Mas o remaster ainda vai além…

Além destes modos de jogo, temos algumas melhorias significativas, como a nova simulação atmosférica/do céu usando simulação de ozônio e luz espectral. No geral, essa melhoria traz um tom de cores melhor e mais intensidade de luz ainda mais precisa para o céu e a luz do sol.

As noites ficam mais escuras, a resolução do mapa de sombra é dupla, a iluminação indireta do espaço de tela é aprimorada, assim como os efeitos de oclusão do ambiente. Isso sem falar na utilização do feedback tátil e algumas melhorias adicionais. Alguns vão dizer que não vale a pena esse remaster, mas de fato existem boas melhorias, que só não enxerga quem não quer. Além de custar apenas 50 reais para quem já tem o jogo.

2 1

Novos modos

Além dessas melhorias tecnológicas, o jogo inclui novos modos muito bem-vindos. A começar pelos recursos de acessibilidade aprimoradas, que não estavam presentes no lançamento original, e devo dizer que os recursos presentes aqui são bem completos, quase como os presentes nos jogos da Naughty Dog.

Foram inclusos um modo permadeath (modo de morte permanente), um modo speedrun, além de melhorias no modo foto. Agora tem um novo modo arcade, chamado Horde Assault, no quando temos que enfrentar diversas horas de frenéticos e inimigos humanos, podendo escolher entre vários personagens e mapas. É um modo bem divertido com uma curva de aprendizagem bem legal.

8

Vale a pena?

Days Gone é um ótimo jogo, e caso não tenha jogado anteriormente, começar pela versão remasterizada é uma ótima pedida. As melhorias tecnológicas fazem diferença e os novos modos de jogo o deixam ainda mais divertido.

É compreensível pensar de era ou não necessário uma remasterização deste jogo, e sendo necessária ou não, ela existe, e se você pretende jogar este jogo, o remaster é o melhor caminho para você. E o upgrade da versão antiga para a nova está num preço bem aceitável para aqueles que pretendem jogar de novo ou compraram anteriormente e nunca jogaram.

product-image

Days Gone Remastered

8.4

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %