Cativar jogadores de outros gêneros, outros mercados e que não tem um forte relacionamento com os animes, nem sempre é fácil para um jogo como One Piece Odyssey.
Entretanto, a Bandai Namco e a ILCA surpreendentemente conseguiram fazer isso com seu mais recente lançamento no mundo dos jogos de animes: One Piece Odyssey.
Caso você ainda não me conheça, bem, eu me chamo Marcos e eu tive a oportunidade de jogar One Piece Odyssey, graças à Bandai Namco Brasil, e vou falar um pouco sobre como foi a minha inusitada experiência.
Me juntei ao Bando dos Chapéu de Palha
Bem, não, eu não tenho uma forte relação com os animes, e surpreendentemente – e inusitadamente – desde o primeiro trailer de One Piece Odyssey, algo me chamou muita atenção.
A cada novo trailer, nova gameplay, novas entrevistas, em sempre estava de olho e ansiando por mais desse jogo que tinha a capacidade de talvez ser um dos melhores de janeiro, e talvez eu não estava errado.
Ultimamente, minha vida vem tendo algumas reviravoltas, e meu tempo para jogar está igual um pavio curto (curto, e quase acabando), então neste momento, eu tenho apenas cerca de 12 horas de jogo.
Pra mim, foi bem arriscado entrar em um universo que eu não estava habituado, e agora eu não vou pensar duas vezes e ir atrás da obra original.
O forte de One Piece Odyssey
Talvez muito do que eu venha a dizer por aqui seja muito óbvio para os fãs de One Piece, mas para alguém não tão aprofundado no universo, chega a brilhar os olhos.
O visual de One Piece Odyssey está simplesmente magnífico, desde a vegetação dos cenários, as partículas presentes em ataques especiais, ou quando você abre um baú de recompensas, tal como nos carismáticos personagens do jogo.
A narrativa do jogo, diferente dos outros inspirados no universo de One Piece, é totalmente original, servindo de boa entrada para novos piratas como eu.
Mas, se você é um fã do anime, saiba que esse jogo também será um deleite para você. Visto que há inúmeras referências ao anime, e também, a arcos do mesmo. Um exemplo deles é o que eu acabei de finalizar: O Arco Alabasta.
O maior ponto negativo de One Piece Odyssey
Um dos maiores pontos negativos de One Piece Odyssey, e que na verdade pode ser até mesmo o único negativo – pelo menos até o momento -, é o seu combate e progressão.
Bem, o combate desde sempre foi divulgado como sendo de turno, e até aí tudo bem, mas eu esperava que ele fosse um pouco mais… interessante.
Ele é um tanto quanto raso e fácil. Definitivamente em provavelmente todas as batalhas você irá conseguir derrotar seus inimigos, muita das vezes até mesmo com um único golpe.
É muito divertido você poder cozinhar com o Sanji para ter itens para utilizar em batalha, entretanto, raramente você vai precisar usar algum.
Mas caso você já não seja muito fã de combates por turno, além de haver uma opção de acelerar o tempo, você também pode colocar para a IA fazer todas as decisões para você – e definitivamente funciona muito bem.
Já no quesito progressão, saiba que mesmo com todo o seu carisma, momentos nostálgicos para os fãs do anime e conversas cômicas, em grande parte das quests do jogo você apenas irá servir como um entregador, indo de ponto A ao B.
Minha real experiência com o jogo
One Piece Odyssey é definitivamente uma grata surpresa para mim que caiu de paraquedas nesse universo.
Como disse anteriormente, estou com cerca de 12 horas de campanha e ainda tenho muito para ver adiante, tal como objetivos secundários para concluir – alguns deles que já venho fazendo durante minha jogatina.
Definitivamente é um jogo que tira a ideia do “não é pra todo mundo” e faz com que seja para todos, trazendo um combate tático para os fãs de JRPG (mas garantindo que não seja muito difícil), opções de gameplay como cozinhar com o Sanji (mas não fazendo com que seja obrigatório), e trazendo excelentes linhas de diálogos (te colocando na melhor experiência do anime).
Para os amantes de JRPG, animes, One Piece ou simplesmente um jogo fora da sua zona de conforto, One Piece Odyssey é sem dúvidas uma ótima escolha.
One Piece Odyssey está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.
*Chave cedida gratuitamente pela Bandai Namco Brasil.
Veja a sinopse de One Piece Odyssey abaixo:
Em One Piece Odyssey, o famoso pirata, Monkey.D.Luffy, mais conhecido como Luffy Chapéu de Palha, e sua Tripulação do Chapéu de Palha, estão navegando pelo Novo Mundo em busca da próxima ilha e da próxima aventura que os aguarda.
No entanto, durante a viagem, eles são pegos por uma tempestade. A tripulação percebe que ficou encalhada em uma ilha tropical cercada por tempestades violentas constantes.
Colunista, Reviewer e Streamer da Nerds. Apaixonado por Jogos, Filmes e Séries, mais especificamente apaixonado por Assassin’s Creed e Harry Potter.
19 anos e um milagre aconteceu.
Twitter: @otaldomarcosh