A maior franquia criada por Akira Toryiama foi adaptada para anime no ano de 1986 e de lá para cá dezenas de filmes envolvendo Goku e os guerreiros Sayajins foram desenvolvidos. A grande maioria dos filmes não possui qualquer relação com o cânone de Dragon Ball e revelam-se aventuras aleatórias com roteiro raso e algumas boas lutas.
Mas em meio a essa grande quantidade de filmes, destacam-se 5 longas que possuem bons vilões, um roteiro bem trabalhado e lutas, muitas lutas memoráveis. Sem mais delongas, destacamos a seguir os 5 melhores filmes da franquia Dragon Ball Z e Super:
5) Dragon Ball Z: A batalha nos dois mundos (1993)
Após uma explosão uma série de criminosos e mercenários espaciais foram libertados. O líder dos vilões, Bojack, vai então para a Terra participar de um torneio de artes marciais organizado por um ricaço muito poderoso da Terra.
Apesar da falta de originalidade deste filme, que copia boa parte do roteiro da Saga Cell, o resultado é bastante satisfatório ao vermos Gohan em ação no auge no seu poder, além de algumas boas lutas secundárias, como a batalha entre Ten Shin Han e Trunks do futuro durante o torneio de artes marciais.
4) Dragon Ball Super: O renascimento de Freeza (2015)
Freeza foi revivido pelas esferas do dragão através da intervenção de Sorbet e Tagoma, soldados remanescentes do exército do vilão. O imperador do mal, uma vez de volta o jogo, consegue alcançar uma nova transformação: O Freeza Dourado, e com seus novos poderes vai e busca de Goku e seus amigos para alcançar sua vingança.
O traço da animação é um dos melhores da franquia e como Goku e Vegeta só aparecem no final, podemos ver um pouco dos demais guerreiros Z em ação. A luta do vilão contra Goku é muito boa, mas quando Freeza enfrenta Vegeta podemos ver todo o ressentimento guardado no coração do Sayajin explodindo de forma violenta no combate contra Freeza. Certamente um dos melhores filmes de Dragon Ball.
3) Dragon Ball Z: Bardock – O pai de Goku (1990)
Nesse especial de Dragon Ball somos apresentados a Bardock, um guerreiro Sayajin de classe baixa do exército de Freeza e também o pai de Goku. Em uma de suas batalhas pelo universo, o guerreiro recebe o poder de ver o futuro e com esse dom descobre que seu planeta será destruído. Durante o filme, Bardock tenta desesperadamente impedir a concretização de sua visão e derrotar o impiedoso Freeza.
Apesar do nível de luta baixo de Bardock, as lutas são muito boas e o roteiro encaixa-se perfeitamente ao enredo da trama principal, sendo uma introdução que complementa à perfeição as duas primeiras sagas da fase Z (Sayajins e Freeza), além de ser uma ótima oportunidade para ver o cabelo (bem ridículo, por sinal) do guerreiro Sayajin Nappa.
2) Dragon Ball Z: Gohan e Trunks – Guerreiros do futuro (1993)
Em uma linha temporal diferente da original, os androides nº 17 e 18 dominam completamente a Terra, após a morte de Goku e de quase todos os guerreiros Z, com exceção de Gohan e Trunks, que tentam resistir aos poderes incomparáveis da impiedosa dupla de androides.
As lutas nesse especial são ferozes, e o clima de tensão onipresente traz um tom de seriedade e urgência poucas vezes visto ao longo do anime. Não há espaço para piadas ou alívio cômico nesse longa onde os vilões são especialmente cruéis e têm o propósito de causar morte e destruição simplesmente por prazer.
O filme funciona também como introdução à Saga Cell, e sua conclusão ocorre com o retorno de Trunks ao futuro, muito mais poderoso, e derrotando os androides até com certa facilidade. Imperdível para qualquer fã da franquia.
1) Dragon Ball Super: Brolly (2018)
Apesar da Terra estar em um período de calmaria após o torneio do poder, Goku e Vegeta se recusam a parar de treinar constantemente, já que querem estar prontos para quando uma nova ameaça surgir. O que eles não imaginavam era que seu novo adversário seria Broly, um Saiyajin incontrolável e sedento por vingança, que deseja destruir todos que encontrar pela frente.
Os méritos desta animação são inúmeros já que consegue introduzir no cânone da franquia um dos personagens mais queridos e que existia apenas em especiais avulsos. Além disso, a ótima introdução do longa conecta o passado dos Sayajins, o início do império Freeza, e ainda consegue uma boa justificativa para a ausência de Brolly em todos esses anos.
As cenas de luta são as melhores da franquia, apesar da animação vacilante em alguns momentos, e mostram todo o poder e a insanidade de um guerreiro que não conhece limites e que literalmente varre o chão com a cara dos protagonistas (um feito e tanto contra dois Super Sayajins Blue). Um verdadeiro filmaço e, até o momento, o melhor produzido até aqui por Akira Toryiama e Cia.
E aí, concordou com a nossa lista? Faltou algum filme que deveria estar entre os 5 melhores da franquia? Dragon Ball Super: Super Hero irá superar alguns desses filmes da nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para assistir essas ótimas animações, caso ainda não tenha visto.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Agente Oculto (2022)
Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest
Formado em direito pela UNESA, servidor público, pai de duas princesas e casado com a mulher da minha vida. Cinéfilo, Otaku, fã de animes, mangás. Curto mais piscina do que praia, prefiro calistenia à academia e tenho o gosto musical de uma pessoa de 60 anos. Não sou um cara muito normal, mas sou apaixonado pela vida e pelo Deus que a criou.