Nerd, de acordo com o dicionário Merriam-Webster é uma pessoa devota aos interesses intelectuais, acadêmicos ou técnicos. Uma pessoa que mergulha nos mundos e nos seus interesses é considerada Nerd. Geek é um entusiasta ou expert em um certo campo técnico.
Mas de onde vem o Nerd/Geek que temos hoje? Vamos dar uma olhada na história geral da nerdice.
Onde tudo começou?
O conceito moderno de nerd começou a dar as caras no fim do século XIX com as histórias seriadas do detetive Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle. As histórias viraram um sucesso na Londres vitoriana, e causou um fenômeno que ainda não havia acontecido no mundo pré-industrial. Criou-se um proto-Fandom.
As pessoas começaram a seguir as histórias como um culto, e começaram a tratar o personagem com uma visão de que as histórias poderiam muito bem acontecer. Numa realidade nova do mundo recém industrializado, cresceram os níveis de crimes na cidade e aparentemente a ideia de super detetive trabalhando para trazer bandidos à justiça apelava ao grande público londrino da década de 1890.
Vale salientar que nem todo fandom é geek, mas toda cultura geek é derivada de um fandom. Essa distinção de geek culture e fandom começou realmente com a era de ouro das revistas em quadrinhos e de ficção científica. Parte disso se dava pelo fato dos fãs dessas revistas se comunicarem uns com os outros através da seção de cartas de revistas como Amazing Stories.
Na verdade, a cultura geek e nerd deve muito ao cenário de revistas pulp de ficção científica. As primeiras expressões culturais geek derivam-se desse meio, com a primeira convenção de ficção científica acontecendo em 1936, onde seis ou sete escritores e fãs de ficção científica saíram de Nova Iorque e se encontraram na Filadélfia com outro grupo de tamanho similar.
A partir desse ponto, as convenções de ficção científica começaram a ficar mais organizadas e maiores, com pessoas de todas as partes do mundo e autores respeitados no meio. Essas convenções abriram as portas para vários autores pequenos começarem a publicar e manterem-se em contato com seu público.
Era de prata
Os anos 60 viram uma insurgência da cultura nerd/geek. Primeiro com a era de prata dos quadrinhos, com a DC e a Marvel dominando tudo. Além dos quadrinhos, a televisão estava entrando em cena com séries aclamadas de sci-fi como Doctor Who em 1963 no Reino Unido e Jornada nas Estrelas em 1966 nos Estados Unidos. A primeira convenção de quadrinhos da história foi a New York Comicon ‘64.
Nos anos 70 essas convenções já estavam padronizadas. Em 1970 houve a primeira San Diego Comic Con que na época se chamava Golden State Comic Con. Em 72 houve a primeira convenção de Jornada nas Estrelas chamada Star Trek Lives! Em Nova Iorque com uma frequência de 3000 pessoas.
Tudo mudou depois de 1977 com o lançamento de Star Wars: A New Hope. Os executivos dos estúdios entenderam o valor do Merchandising então além das convenções serem direcionadas ao encontro de fãs, também abriu-se a porta para a venda de colecionáveis como bonecos, pôsteres, dioramas, etc.
Internet
Antes da internet as pessoas precisavam se encontrar com outras para discutir seus gostos nerds, mas agora as pessoas estavam muito mais perto. Os anos 90 viram uma coisa que nenhuma outra década tinha experienciado; o lançamento de um novo Star Wars na era da internet. Agora havia fóruns on-line para a discussão e interação entre os fãs da franquia. Isso deu o start dos blogs e chats nerds online.
Outra coisa que aumentou o engajamento dos fãs foram os e-sports, começando com Quake: Red Anahilation tournament em 1997. Mais de 2000 pessoas participaram e os melhores 16 competidores foram mandados para Atlanta, GA, US para competir.
MCU
O ponto de virada mais recente foi quando a Marvel Studios começou a produzir seu universo cinematográfico em 2008. Os filmes do estúdio comandado por Kevin Feige abriram a porta dos super heróis para o mundo mainstream e com o acesso mais fácil a filmes através dos serviços de streaming, o universo dos heróis Marvel adentrou no imaginário popular, atraindo o interesse por outras propriedades nerds.
A vingança dos nerds
A história dos nerds é vasta e cheia de entrelinhas. O nerd saiu de uma pessoa que era a pessoa que era considerada estranha e sem habilidades sociais, hoje em dia o nerd é o status quo.
Nesse artigo nós vimos apenas a ponta do iceberg, logo mais veremos partes específicas da história nerd.
E aí? O que achou? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos
A NERDS agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e ficar por dentro das principais notícias da cultura pop (t.me/nerdsdagalaxianoticias).
SIGA A NERDS DA GALÁXIA –A Marvel está trocando qualidade por quantidade?
Crítico e colunista. Nerd, gamer, músico, ator. Apaixonado por Doctor Who, Marvel e Magic: the gathering.
nascido no ano 2000