Daymare: 1994 Sandcastle | PREVIEW
Daymare: 1994 Sandcastle é um jogo survival horror em terceira pessoa, desenvolvido pela Invader Studios e publicado pela Leonardo Interative, sendo o segundo jogo dessa franquia que estreou em 2019 com Daymare: 1998. O jogo estará disponível ainda esse ano para Xbox Series X, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, PlayStation 5.
Ao entrar no jogo, a primeira impressão que tive não poderia ter sido mais familiar: assim como o jogo anterior, esse jogo é uma clara homenagem a saga Resident Evil, e a inspiração no jogo, em especial ao Resident Evil 2 Remake, é inegável. Isso vai desde a posição da câmera, design dos personagens, até mesmo a design dos menus.
Iniciamos a jogatina, aparentemente, após uma perseguição de alguns monstros que não tínhamos visto até aquele momento. A personagem estava ferida e é aí que aprendemos a utilizar o item de cura do jogo. Temos duas armas disponíveis, uma escopeta e uma submetralhadora, além da lanterna e de uma espécie de scanner. Ambos podem ser acessados utilizando os botões direcionais, pelo menos com o controle de Xbox que foi o que utilizamos para teste.
Esse início trouxe uma sensação claustrofóbica, os cenários eram bem escuros e bem modelados, até que encontramos uma área mais aberta com algumas chamas. O efeito de iluminação das chamas é bem interessante, mas talvez seja um pouco exagerado, na minha opinião. Pode ter sido uma escolha do estúdio o efeito ser assim, pois é perceptível a sensação que ele quer passar, e apesar de achar exagerado, ele funciona de maneira correta.
No decorrer desse cenário em chamas, é onde encontramos o primeiro inimigo, uma criatura semelhante a um zumbi, mas com um design que remete mais a um monstro espacial. Pelo design, não consegui captar muito bem uma possível origem para elas, o que, na minha opinião, é um dos pontos fracos. Visualmente, me pareceu bem genérico aquele design utilizado.
Essas criaturas possuem alguma relação com eletricidade, pois aparecem envoltas de raios, são capazes de dar pequenos dashs utilizando esses raios, e ao serem derrotadas, liberam uma explosão de raio. Essa explosão causada, quando próxima de um outro inimigo, acaba o deixando invulnerável a tiros por algum tempo, e é aí que entra uma das mecânicas diferenciais do jogo.
Para derrotar o inimigo nesse estado invulnerável, é necessário congelá-lo e depois finalizá-lo. Esse spray congelante não é apenas usado em combate, serve também para resolver alguns puzzles no decorrer do jogo. E acredito que no jogo completo, puzzles não vão faltar. Somente nesta demo foram pelo menos três, nada muito complexo.
Ao finalizar a rápida demonstração, fiquei com a sensação de ter jogado algo que pode ser bem promissor. Tive a sensação de que nesse jogo, o estúdio vai além de ser apenas uma homenagem os jogos de Residente Evil, se tornando algo único. Mas ainda está longe da perfeição, alguns pontos podem ser corrigidos até o lançamento.
- Desenvolvedora: Invader Studios
- Plataforma: Xbox Series X, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, PlayStation 5
- Plataforma de Teste: Microsoft Windows
- Data de Lançamento Inicial: 2022
SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Elden Ring já está disponível
Grapfic design is my passion.