Não, você não leu errado. Esse ano a Bethesda lançou mais uma versão do nosso saudoso Skyrim, prometendo algumas melhorias, mas era que essas melhorias são o suficiente para mais um lançamento novo?
Bom, primeiramente é importante deixar claro que essa não vai ser uma análise convencional, não iremos fazer a análise do jogo em si, afinal, já estamos todos cansados de saber que é um jogo excelente em tudo aquilo que se propõe a ser. O que vamos analisar aqui são as melhorias que essa nova versão traz. Dito isso, vamos lá!
Diretamente da QuakeCon 2021, entre os diversos anúncios feitos no evento, estava ele, mais uma vez, uma nova versão de The Elder Scrolls V: Skyrim. Dessa vez com o nome de Anniversary Edition. E como o próprio nome diz, essa nova versão vem em comemoração aos 10 anos do jogo (sim, faz 10 anos que Skyrim foi lançado).
Melhorias
Vamos começar pelo básico. Essa nova versão pega como base a Special Edition, que já teve algumas melhorias visual bem-vindas quando lançadas, mas essa nova versão de aniversário marca a chegada do quinto jogo da franquia para a nova geração de consoles. Obviamente, é esperado algumas melhorias visto que está rodando em um console mais poderoso, e se esperava por essas melhorias, pode comemorar!
Os novos consoles possuem agora armazenamento SSD, que é bem mais rápido que os HDs convencionais, e por conta disso, tudo é carregado em uma velocidade bem mais satisfatória. Ainda existem as telas de loading, que tendem a não existir nos jogos mais recentes, porém, o carregamento ocorre de forma bem rápida, o que incomoda menos. Mas é claro, para um jogo que foi lançado originalmente a 10 anos atrás, acredito que com um pouco mais de polimento, seria possível eliminar essas telas de carregamento.
Graficamente falando, encontramos na Anniversary Edition as mesmas melhorias gráficas presentes na Special Edition, então, não espere um salto gráfico muito grande, mas falando em desempenho, esse sim evoluiu. A versão que testamos foi a de PlayStation 5, e nele o jogo rodou em incríveis 4K nativo, uma marca bem impressionante. Não sei ao certo dizer em quantos FPS o jogo rodou, mas estou acostumado a jogar a 60 e não senti incomodo ao jogar o Skyrim, ou seja, a taxa de quadros está bem satisfatória também.
Porém, nem tudo são flores. Apesar de acertar nessas melhorias citadas, ele peca em algo básico e necessário para os jogos de hoje em dia: legendas. É sabido que Skyrim não é nem de longe um jogo curto, e além de não ser curto, existem milhares e milhares de linhas de diálogo no jogo. Após 10 anos e lançamento, era esperado que viesse uma localização para a nossa língua, mas não é o caso aqui, e isso é simplesmente decepcionante. Principalmente se levarmos em consideração que jogos menores, de empresas com menor poder aquisitivo, já chegam no lançamento com legendas em português, e um jogo da Bethesda não. Só pode ser descrito como uma falta de consideração, das grandes.
Novos Conteúdos
Mas fora isso, essa nova versão não trouxe apenas melhorias para a nova geração. Esse relançamento traz consigo uma boa quantidade de conteúdos novos e um deles é a Saints & Seducers. Essa se trata de uma criação com diversas missões que está disponível na Anniversary Edition desde o dia 11 de novembro, mas aqueles que possuírem a Special Edition, terão acesso a essas missões gratuitamente.
Quem já conhece The Elder Scrolls IV: Oblivion vai curtir Saints & Seducers, que traz o retorno das Shivering Isles, o Reino Daedrico de Sheogorath. Na história principal desta criação, um mago tenta enfraquecer a barreira entre as Isles e Tamriel, causando grande risco para o continente. Conforme você jogar, encontrará armas, armaduras e até missões que fazem referência ao domínio extraplanar de Sheogorath. Além disso, nessa criação é possível encontrar uma grande variedade de novos itens, armas, armaduras e materiais exóticos para criação de novas poções. Além disso, tem um bônus incrível que vai te fazer querer jogar essa nova história: você vai poder ter seu próprio pet!
Falando em criações, é possível encontrar diversas aqui, e diversos mods que são capazes de deixar a experiência ainda melhor. Todas as criações do Criation Club estão disponíveis para o jogador. É possível melhorar o visual do jogo, melhorar a taxa de quadros, utilizar skins diferenciadas, habilidades, novas missões, entre muitas outras coisas. Mas utilizar esses mods ficam por sua conta e risco, pois ao utilizá-los, não será possível receber troféus.
Acompanhando esse relançamento, temos um novo modo chamado Survival Mode. Esse modo é perfeito para aqueles que procuraram uma experiência mais realista e um maior desafio em Skyrim. Nesse modo, você terá que procurar abrigo contra o frio para sobreviver, além de precisar comer e dormir para não sucumbir à exaustão.
Para finalizar, não poderíamos deixar de fora uma nova mecânica incrível que foi inclusa nessa nova versão: o modo de pesca. E por mais simples que pareça, se tratando de Skyrim, nada é simples demais. Nesse novo minigame, você poderá pescar até 20 tipos diferentes de peixes para comer, colocar em exibição na parede ou até mesmo manter como bichos de estimação em um aquário. O jogo também contará com novas quests ligadas à pesca.
Chegamos ao final dessa análise e a pergunta que fizemos inicialmente tem uma resposta? Vale a pena comprar The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition? Essa é uma pergunta que só você pode responder. Skyrim é e dificilmente vai deixar de ser um bom jogo, e essa nova versão traz algumas boas novidades, mas cabe a você decidir se essas novidades são o suficiente para investir nesse jogo novamente, ou pela primeira vez.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Primeira DLC de Far Cry 6 é lançada e traz icônico vilão da franquia
Grapfic design is my passion.