It Takes Two é um jogo brilhantemente divertido e com uma boa história que o torna um forte concorrente a jogo do ano.
Em março de 2018, foi lançado A Way Out, um jogo de ação e aventura narrativo com o objetivo de criar uma experiência exclusivamente cooperativa diferenciada e com muita emoção. Desenvolvido pela Hazelight Studios e publicado pela Electronic Arts por meio da marca EA Originals, A Way Out foi um sucesso de crítica e vendas que possibilitou o desenvolvimento de um novo jogo nesse mesmo molde e assim chegamos ao It Takes Two.
It Takes Two foi desenvolvido pegando toda a experiência do estúdio adquirida na produção de A Way Out e A Tale of Two Sons. Porém, eles foram além disso e conseguiram fazer um jogo que fosse extremamente divertido, dinâmico e com uma história emocionante.
Retornando as suas origens, a Hazelight criou um jogo onde controlamos dois personagens com um visual cartoonizado em fases que unem diversos estilos de jogo. Diversidade essa que faz com que o jogo mude sempre e continue sendo divertido mesmo após horas de jogo. E não é apenas a jogabilidade que o prende, a sua história possui o mesmo efeito.
Assim como em A Tale of Two Sons, It Takes Two decide focar em uma história com um grande foco familiar, porém, diferentemente do A Tale of Two Sons que focava na relação entre dois irmãos, It Tkes Two tem como foco uma família que está passando por uma fase difícil.
No jogo, que só pode ser jogado em conjunto com outro jogador, seja online ou offline, os jogadores controlam May e Cody, um casal que não tem se entendido muito bem e estão em processo de divórcio. Apesar de a história ser focada nos dois, temos um terceiro ponto de vista, este sendo o causador dos eventos que passamos pelo jogo. Rose, a filha do casal, que observa o distanciamento deles e procura maneiras de reparar esse problema.
Então, de forma inexplicável, os dois personagens são transformados em dois bonecos e devem seguir em uma jornada para retornar ao seu corpo original e reacender o amor que existe entre os dois, guiados a todo tempo por um livro chamado aqui de Dr. Hakim. É um jogo mágico, e sua magia não precisa de nenhuma explicação em relação aos fatos ocorridos no jogo.
Como dito anteriormente, é um jogo que possui uma grande diversidade, e isso é muito refletido nas mecânicas do jogo. Como mecânicas padrão, é possível andar, correr, pular e dar impulsos (dash). Porém, parte da experiência do jogo está nas mudanças e novas mecânicas implementadas no decorrer do jogo.
E não só mecânicas novas aparecem, como o jogo em si se transforma por completo. Por exemplo, em determinado momento, o jogo muda a sua perspectiva, que é em terceira pessoa, e passa a ter uma visão isométrica. Não apenas a visão muda, como também a temática do jogo.
A mudança de temática não acontece simplesmente mudando o visual dos personagens e as mecânicas, o próprio cenário muda por completo. Este é um outro ponto positivo do jogo, a diversidade de seus cenários. Cada fase é totalmente diferente entre si, a além disso, existem setores de uma mesma fase que podem ser totalmente diferentes.
É praticamente impossível se cansar do cenário porque ele sempre muda, e muda muito. E nada está ali por acaso, os cenários e as mecânicas presentes no jogo estão totalmente relacionados com a história e com os personagens do jogo. É uma experiência muito bem pensada e desenvolvida que faz com que a Hazelight Studios seja um dos estúdios com maior potencial na indústria, sendo esse o maior expoente no que se trata de uma experiência cooperativa.
Um termo muito usado no jogo é “colaboração”. De fato, o jogo todo é centrado na colaboração entre os jogadores, é preciso trabalhar em equipe para conseguir chegar ao fim do jogo. Esse é o tema da história que é brilhantemente passado para os jogadores. E claro, dependendo de com quem você vai jogar, a experiência pode ser melhor ainda e afetar a vida do próprio jogador, se é que me entende.
É um jogo lindo, com um visual lindo, uma história linda, que ao final do jogo deixa apenas a sensação de que precisamos mais disso. O jogador termina o jogo querendo que ele não acabe e isso é uma das coisas mais difíceis de se fazer hoje em dia, e It Takes Two faz isso de uma forma simplesmente brilhante.
It Takes Two está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X, Microsoft Windows.
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