Instinto | Crítica com spoiler do indicado ao Oscar 2020

images 3 1 - Instinto | Crítica com spoiler do indicado ao Oscar 2020
5
(22)

Instinto, filme holandês indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e seu enredo intrigante

A Nerds da Galáxia foi convidada pela A2 Filmes para conferir um dos filmes indicados ao Oscar 2020 de Melhor Filme Estrangeiro, o holandês Instinto.

Antes de mais nada, uma breve sinopse para situá-los à crítica:

“Apesar de sua experiência e habilidade, uma psicóloga veterana está vivendo sentimentos contraditórios e perigosos pelo agressor sexual que está tratando em uma instituição penal.”

MV5BOWEwMzc0ZTItZTkyYS00MTE5LWFkNzktNjI3Y2JmYTUxYmJjXkEyXkFqcGdeQXVyNDU4MDI4Nw@@. V1 SY1000 CR0015431000 AL  - Instinto | Crítica com spoiler do indicado ao Oscar 2020

Crítica (com spoilers)

Instinto começa com Nicoline (Carice van Houten), treinando uma simulação “ataque”, junto a policiais, ao fim da cena, Nicoline mostra aos policiais que os mesmos teriam falhado na revista, pois tinha passado com um objeto, um isqueiro, logo não tiveram 100% de sucesso na simulação.
A informação acima é importante para uma das linhas de entendimento do filme, que se remete ao fato de Nicoline atentar-se a “falhas” em situações.

Nicoline é contratada para substituir um terapeuta em uma instituição penal, assumindo seu paciente, Idris (Marwan Kenzari), um “ex agressor sexual”, uma vez que após 5 anos de tratamento na instituição estaria pronto para retornar ao convívio social.

Porém, após a primeira sessão de Idris e Nicoline, ela conclui que Idris não está pronto para retornar ao convívio social, assim como, estaria manipulando à todos os terapeutas com respostas “falsas”, para que seja considerado apto a deixar a instituição. Contrariada por seus colegas terapeutas, em relação a sua conclusão, Nicoline decide provar que está certa.

A dificuldade de determinar quem de fato estava em perigo

Dessa forma, Nicoline e Idris embarcam em um jogo perigoso, pois ao longo das sessões e outros contatos na instituição Nicoline parece se apaixonar por Idris, e é nesse jogo que o clímax do filme é atingido.

Até o fim do filme não é possível determinar se ela estaria de fato se apaixonando ou envolvendo Idris em uma emboscada perfeitamente planejada, que sai totalmente do controle quando Idris entra na casa de Nicoline e a estupra.

Instinto tem uma fotografia perfeita para o filme, transmitindo a emoção necessária, por se tratar de um assunto com agressão sexual, além da direção maravilhosa da Halina Reijn, que se arrisca pela primeira vez.

As atuações de Carice van Houten e Marwan Kenzari são impecáveis, por vezes durante o filme a tensão era sentida na pele, além de não possível determinar quem de fato estava em perigo no jogo dos dois, levando a diversas suposições até a conclusão.

Crítica Instinct Carice van Houten - Instinto | Crítica com spoiler do indicado ao Oscar 2020

Pontos implícitos de Instinto

A história tem um principal ponto implícito, que seria a relação de Nicoline com sua mãe, que em alguns momentos dá a entender que Nicoline teria sido abusada por ela, e dessa forma teria seu “instinto” quebrado, deixando-se envolver tão imprudentemente no caso de Idris à proporções incontroláveis.

Até, por fim, nos deixar em dúvida se não teria passado de uma armação para provar que Idris não deixou de ser um agressor sexual perigoso ou se de fato envolveu-se emocionalmente até não ter mais saída.

Concluindo, Instinto tem uma proposta psicológica intrigante, dando detalhes implícitos ao expectador, gerando uma “ansiedade”, com um final imprevisível, Instinto ainda nos deixa com consideráveis “suposições”.

O filme chega aos cinemas nacionais do dia 16 de Janeiro.

É isso aí, gente, corre que ainda tempo de assistir os indicados ao Oscar 2020 e participar do Bolão da Nerds da Galáxia pelo Instagram.

O que você achou desse post?

Clique nas estrelas para avaliar

Média 5 / 5. Avaliações 22

Já que você gostou desse post

Siga a Nerds nas redes sociais

Que pena que não curtiu esse post =(

Ajude-nos a melhorar

Instinto

0.00
9.2

Direção

9.0/10

Atuação

10.0/10

Trilha Sonora

9.0/10

Fotografia

10.0/10

Roteiro

8.0/10
Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Nerd de plantão, leitora assídua. Fascinada por nossa cultura Nerd! 21 anos de amor por HQs, filmes, séries, livros, games....e por aí vai! Do. Or do not. There is no try.

Curtiu esse post? Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.